Polícia Civil prende autores de furto de combustível na Estância
top of page
Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Estância Turística de Salesópolis

Polícia Civil prende autores de furto de combustível na Estância


Na madrugada de quarta-feira, 8 de agosto, por volta de 1:50, policiais militares, em bloqueio, pararam o veículo marca VW Voyage, placas GMY7362, ocupado por Sérgio Ricardo Merenda, Marcos Antonio dos Santos, Danilo Teixeira Soares e Matheus de Jesus Santos, sendo que em poder de Matheus foi encontrado um aparelho de telefone celular, produto de furto em Santos (BO nº 1026639/2016 - Delegacia Eletrônica).


Então, apresentada a ocorrência à Polícia Civil, em buscas no interior do auto, foram encontrados diversos instrumentos comumente usados à prática de furto de combustíveis (galões, ferramentas, lona, luvas, lanterna, veda rosca, dentre outros), sendo certo que ostentavam os detidos passagens criminais por crimes relacionados a combustíveis.


Então, gerada suspeita de furto de combustível em duto desta cidade (estrada da Petrobrás), a chefia do setor de investigações da Polícia Civil da Estância Turística de Salesópolis foi acionada na pessoa do investigador Roberto dos Ouros, assim como equipe de inspeção da empresa Transpetro, objetivando localizar eventual furo e subtração de combustível em um dos dutos da cidade.


Logo pela manhã foi encontrada a perfuração e constatada a subtração de 59.000 litros de óleo diesel S10, avaliado em R$ 177.000,00 (cento e setenta e sete mil reais), aproximadamente, sendo que a empresa estima em R$ 420.000,00 os prejuízos causados pelos danos no duto.


A Perícia foi acionada para o local, sendo confeccionado o auto de prisão em flagrante de todos por infração ao artigo 155, § 4º, inciso I, e artigo 288, "caput", ambos do Código Penal, cc. art. 69, CP e Matheus por infração também ao artigo 180, CP.


Segundo investigações da Polícia Civil da Estância Turística de Salesópolis, há forte suspeita de que a "quadrilha/OC" seja autora de outros furtos de combustível em dutos localizados em outras cidades, sendo Sergio Ricardo Merenda seu líder e com o domínio da técnica denominada trepanação, hábil ao furo de dutos.


É certo também que, face às investigações já desenvolvidas pela Polícia Civil da Estância, um dos autores (Esron de Macedo Neto) do furto praticado na estrada da Petrobrás em 29 de janeiro deste ano, foi preso pela Polícia Civil desta cidade em flagrante em 31 de janeiro, sendo certo que seu irmão Helvis Silva Moreira Nalini foi indiciado pela prática do crime, sobrevindo sentença condenatória contra ambos.


As investigações prosseguem visando à identificação de demais integrantes da "quadrilha/OC", com adoção oportuna de medidas de polícia judiciária cabíveis.


Por fim, durante a confecção do flagrante, se fizeram presentes na unidade o advogado dos autuados, e as pessoas identificadas como Edivaldo Pereira de Oliveira, vulgo "Ed", e José Felipe dos Santos, vulgo "Coruja" (irmão de Marcos Antonio dos Santos), sendo que há suspeita de que os últimos também tenham participado do crime ora apurado, razão pela qual serão aprofundadas as investigações contra ambos.


Participaram desta ação que culminou com a prisão dos acusados os Policiais Civis Antônio, Cristiano, Roberto dos Ouros, Rogério, Cristiane, Sheila e Elpídio.


Durante a audiência de custódia na manhã de quinta-feira, 9 de agosto a prisão em flagrante dos acusados foi convertida em prisão preventiva.


bottom of page