Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Mogi das Cruzes - SP

CONDEMAT assina contrato com a AACD para atender pacientes da Região

Parceria inédita garante disponibilidade de 350 vagas para 10 cidades do Alto Tietê a partir de novembro

O CONDEMAT - Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê assinou nesta segunda-feira (15/10) um contrato com a AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente para atendimento de pacientes da Região. Serão disponibilizadas 350 vagas na unidade de Mogi das Cruzes a partir de 1 de novembro.

Essa é a primeira vez que a AACD firma uma parceria com essas características no Brasil e é uma iniciativa pioneira também em consórcios. O contrato assinado pelo CONDEMAT prevê o atendimento de pacientes das cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

O investimento mensal do CONDEMAT para esse contrato com a AACD será de R$ 190 mil, sendo que esse custo será rateado entre os municípios que participam da parceria, de acordo com o número de vagas disponibilizadas para cada um.

“Essa parceria com a AACD é histórica para o Alto Tietê, pois possibilitará um grande avanço na qualidade da assistência em saúde oferecida para a população. Desde o ano passado, o Condemat está empenhado em buscar uma alternativa para que os pacientes das cidades da Região pudessem ser atendidos na AACD de Mogi.

Foram meses de estudos e reuniões e agora temos uma parceria inédita, que vai ajudar a nossa população e certamente será um modelo a ser seguido também por outras regiões”, destacou o presidente do CONDEMAT, prefeito Rodrigo Ashiuchi, na solenidade que contou com as presenças dos prefeitos José Luiz Monteiro (Arujá), Walter Tajiri (Biritiba Mirim), Adriano Leite (Guararema), Mamoru Nakashima (Itaquaquecetuba), Marcus Melo (Mogi das Cruzes), Gian Lopes (Poá), Vanderlon Oliveira (Salesópolis) e Celso Simão (Santa Branca).

A AACD Mogi das Cruzes funciona desde 2011. Além dos pacientes mogianos, algumas cidades também chegaram a ser atendidas na unidade que, por um período, funcionou com subvenções de Mogi, Guararema e Poá. No ano passado, no entanto, por questões internas, a AACD restringiu o atendimento apenas a Mogi. Desde então, o Condemat vem estudando alternativas técnicas e jurídicas para a retomada da assistência aos municípios do Alto Tietê.