DETERMINAÇÃO DO MP: Coleta de lixo na Zona Rural deverá ser suspensa em um ano

 

A coleta de lixo doméstico que é realizada pela prefeitura da Estância Turística de Salesópolis na Zona Rural deverá ser suspensa em um ano segundo pedido do MP (Ministério Público) que irá responsabilizar o Poder Público de improbidade administrativa caso a ordem não seja cumprida.

 

Segundo apurou a reportagem do JP o prefeito Vanderlon Oliveira Gomes, PR tem até outubro de 2019 para solucionar esse problema, visto que segundo o MP a prefeitura não tem o dever de coletar o lixo visto que não efetua a cobrança do mesmo pelos munícipes.

 

O prefeito Vanderlon conversou com nossa reportagem e está analisando junto a sua assessoria jurídica uma saída para esse problema grave na Estância que está sendo a coleta de lixo na Zona Rural.

 

O que poderá acontecer ainda neste ano é a realização de uma Audiência Pública com os moradores de todos os Bairros que abrangem a Estância para avaliar se todos concordam com a cobrança de uma taxa para que o caminhão coletor de lixo passe nos Bairros.

 

Somente depois da Audiência Pública será possível então enviar a câmara municipal um Projeto de Lei instituindo a cobrança dessa taxa , sendo que o Poder Público irá avaliar quanto será gasto mensalmente para que a coleta seja realizada.

 

Essa é mais uma preocupação para a atual administração que vem enfrentando críticas dos vereadores e da população com relação a coleta de lixo na cidade, mas segundo o prefeito Vanderlon há a necessidade da aquisição de mais dois caminhões coletores para que  as necessidades sejam sanadas.

 

COLETA SELETIVA

 

Outro fator importante na questão do lixo é a coleta seletiva que atualmente é realizada pela ARES – Associação dos Recicladores de Salesópolis,  e que há a necessidade de se fazer um trabalho mais detalhado na Zona Rural a fim de que os moradores possam reciclar o máximo que puderem assim irão contribuir para a geração de novos empregos e evitar a degradação do Meio Ambiente.

 

LIXO UM PROBLEMA DE TODOS

 

A coleta de lixo na Estância Turística de Salesópolis não é um problema apenas dos dias atuais, podemos lembrar que no final de 2012 a cidade ficou durante o mês de dezembro  vários dias com a coleta interrompida, sendo que as ruas e calçadas da Estância ficaram amontoadas de grandes quantidades de lixo doméstico.

 

Também a necessidade de se realizar um trabalho mais intenso na Zona Urbana a fim de que os moradores possam reciclar mais e assim evitar os gastos com a coleta e transporte do lixo doméstico que hoje é transportado até a cidade de Jacareí, SP no Vale do Paraíba, onde o prefeito Vanderlon encontrou uma forma mais  barata do que estar enviando para o transbordo em Biritiba Mirim para depois enviar até a cidade de Tremembé, SP também no Vale do Paraíba.

 

É uma questão de realmente realizar uma audiência pública não somente com os moradores da Zona Rural mas com os moradores a área urbana a fim de explanar as dificuldades que a atual administração está encontrando com relação ao lixo doméstico.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload