CEJUSC da Estância Turística de Salesópolis atuando na mediação escolar em prol da cultura da paz
top of page
Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Estância Turística de Salesópolis

CEJUSC da Estância Turística de Salesópolis atuando na mediação escolar em prol da cultura da paz


Encerrou-se na sexta-feira, 30 de novembro, a 1ª edição de inauguração do programa NOVOS HORIZONTES – CONVERSANDO A GENTE ENTENDE desenvolvido pelo CEJUSC DE SALESÓPOLIS, que propõe o diálogo como instrumento de formação e capacitação, contribuindo intensamente com a propagação da cultura da paz. Nesta edição, o programa desenvolveu durante todo o mês de outubro e novembro diversas atividades junto aos 150 jovens dos 3º anos do ensino médio da E.E.Profa. Olga Chakur Farah, tais como, 20 palestras com profissionais capacitados em diversas áreas de atuação.

O workshop de encerramento, teve apresentação de oficinas com os temas:

1 - Dinâmicas de grupo – ferramenta para autoconhecimento e processos de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento;

2 - Diálogo, Mediação e Coaching – fundamentais para Felicidade;

3 - O Novo Mercado de Trabalho – Suas mudanças e novas Opções de Empreendedorismo e Startups;

4 - Diálogo e rodas de conversa - Como contribuir para um mundo menos violento;

5- Universo Sistêmico e âncoras de Carreira – desenvolvimento humano numa visão ampla.

A iniciativa intentou corroborar com o aluno que conclui o ensino médio em 2018, auxiliando e colaborando com seu processo decisório na escolha dos novos rumos, escolha de profissão, vestibular, inserção no mercado de trabalho etc.

Para 2019 o programa também se apresentará para os alunos do ensino fundamental, pois entende que o diálogo é a ferramenta mais eficaz e acessível à sociedade comprometida com suas crianças e jovens. Afinal, CONVERSANDO A GENTE ENTENDE!

O programa foi idealizado e organizado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Salesópolis que contou com a parceria de diversos profissionais altamente qualificados, escolas, professores e mediadores escolares, imprensa local e membros da sociedade.

Segundo a MMa. Juíza Coordenadora do Cejusc de Salesópolis, Dra. Janaina MachadoConceição, o PROGRAMA : NOVOS HORIZONTES – CONVERSANDO A GENTE ENTENDE, acredita que o diálogo é a ferramenta mais eficaz e acessível à sociedade comprometida com seus jovens participando ativamente, discutindo e esclarecendo dúvidas, fazendo a diferença na escolha e processo decisório de cada aluno.

Oferecer palestras sobre diversas profissões e depoimentos pessoais de profissionais em diversas áreas, semanalmente, aos alunos em fase de conclusão do ensino médio a fim de impulsioná-lo a vencer possíveis obstáculos para a continuidade dos estudos, bem como, superar possíveis crises e dúvidas em razão da finalização deste ciclo de vida e escolha de carreira profissional junto ao mercado de trabalho atual.

Nas palestras o aluno poderá obter informações sobre o novo mercado de trabalho, ainda, instituições em capacitação profissionalizante, tais como, Universidades, ensino técnico ou profissionalizantes próximos a Salesópolis e, assim, auxiliar no processo de decisão e orientação profissional.

Durante os meses de outubro e novembro foram apresentadas duas palestras semanais aos alunos de 3º ano do Ensino Médio da EE Prof. Olga Chakur Farah trazendo diversas informações, depoimentos, além de proporcionar ao aluno opiniões e atitudes distintas de cada profissional-palestrante, promovendo crescimento pessoal e estimulando o aluno pela busca do autoconhecimento necessário para a tomada de decisão.

E no workshop de encerramento com a apresentação de oficinas que trabalharam temas junto aos alunos, tais como, Círculo de diálogo: O ENSINO MÉDIO ACABOU! O QUE FAÇO AGORA?!Você sabia que grandes universidades do mundo como Harvard e outras no Brasil possuem uma disciplina chamada FELICIDADE? Venha dialogar com a gente sobre isso e através do diálogo e técnicas de MEDIAÇÃO e COACHING como você pode alcançar isso. – Instrutores: Drika e Fabíola.

O Novo Mercado de Trabalho.As novidades na vida profissional. Em um bate-papo aberto falará sobre as mudanças no mercado e as opções de ser um empreendedor. Informações importantes para facilitar as escolhas de emprego. – Instrutor: André Moraes, Mentor da GAIDITS para Empreendedores de Startups e novos negócios.

Que tal contribuir para um mundo menos violento?! O mediador é um profissional que se propõe a isso, através do uso do diálogo como ferramenta para a pacificação social. Serão apresentadas maneiras de como lidar com questões polêmicas do dia-a-dia com leveza e interatividade, aprendendo que conversar é melhor do que brigar. - Instrutores: Grupo Metanóia, composto por profissionais de várias áreas.

Universo Sistêmico e Âncoras da Carreira.Abordará o Universo Sistêmico, que permite um olhar e uma atuação que vai além do individual, ampliando enormemente a efetividade do desenvolvimento humano e organizacional, ambos relacionados à carreira e o que lhe impulsiona às decisões. Haverá dinâmicas e exercícios de autoconhecimento – Instrutora: Cátia Lanzoni

Dinâmica de Grupo que oferecerá a oportunidade do aluno conhecer esta técnica aplicada em processos de recrutamento e seleção e, ainda, lhes oferecer campo de reflexão e diálogo – Instrutoras; Tania Mara e Fátima - psicopedagogas.

Responsáveis:

CEJUSC de Salesópolis – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania

Maria Helena Almeida de Moraes – Gestora do CEJUSC de Salesópolis

Janaina Machado Conceição – Juíza de Direito da Comarca de Salesópolis

PARCERIAS :

Escola Estadual Professora Olga Chakur Farah

Egle Regina Ferreira de Faria – Profª de Educação Física e responsável pela Sala de Leitura

Daniel de Faria – Profº Mediador Escolar e Comunitário

Ricardo Aires Bento – Presidente do Grêmio Estudantil

Elaine Alves de Almeida – Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio

Mônica de Donato Prado – Coordenadora Pedagógica de Ensino Fundamental

Carla Escamilla Sancho de Miranda – Vice Diretora da E.E. Profª Olga Chakur Farah

Nair Carolina de Miranda Fonseca – Diretora da E.E. Profª Olga Chakur Farah

Restaurante Nha-Luz

RELAÇÃO DAS PALESTRAS:

- Gustavo Mota – DJ

- Fausto Pizzolato – Professor de Educação Física e Diretor de Esportes de Salesópolis

- Aguinaldo Bueno – Músico e Professor de Música

- Rafael Rodrigues – Músico

- Edson Araújo Ferreira – Guia Internacional de Turismo

- Nídia Chakur Farah Paulos – Nutricionista e Professora do curso de Nutrição e Dietética da ETE Presidente Vargas

- Erick Grandchamp – Advogado

- Maria Helena Almeida de Moraes – Psicóloga

- Enéas Alberto de Carvalho – Coronel da PMSP

- Luis Henrique Almeida de Moraes – Tecnólogo Mecânico e Programador de Software

- Beatriz Moraes Murer e Mariana – Biólogas

Relação dos Instrutores – presidiram oficinas

- OFICINA A:

Fabíola Mestriner – Gestora de Conflitos (Mediação e Conciliação) Escolar e Familiar, Life Coach (Personal & Professional)

- Adriana Prado Vaz – Advogada – atuação: cível, família e imobiliário. – Mediação e Conciliação Escolar, Familiar e Empresarial.

- OFICINA B:

André Luiz Almeida de Moraes – Mentor e sócio da GAIDITS.

- OFICINA C:

Grupo METANOIA – Cleide Aparecida Leite

Daniel Souza Matias

Kelly Richard Regina Bicudo

Graça Ferro

Marcia Mendes Moreira

Vanessa Stringher

- OFICINA D:

Cátia Lanzoni – Coach, Facilitadora e Trainer.

bottom of page