Diocese de Mogi das Cruzes celebra a ordenação diaconal de três seminaristas neste sábado, dia 22
top of page
Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Mogi das Cruzes

Diocese de Mogi das Cruzes celebra a ordenação diaconal de três seminaristas neste sábado, dia 22

Neste sábado, dia 22 de dezembro, a Diocese de Mogi das Cruzes celebra a ordenação diaconal dos seminaristas Emerson Antônio da Silva, Ricardo Nascimento Vergara e Robson Nunes Martinelli, pela imposição das mãos e prece consecratória do bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini. A celebração será às 9:00, na Catedral Sant’Ana, em Mogi das Cruzes.

Diaconato:

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, o diaconato é o primeiro grau do sacramento da ordem, os candidatos desse grau se dedicam ao serviço da Igreja, auxiliam os padres nas Santas Missas, tem por função dentro da mesma a proclamação do Evangelho e o preparo do altar.

Na Igreja Católica, há dois tipos de diaconato: transitório, em que os ordenados após alguns meses nesse ministério passam para o segundo grau da ordem, o sacerdócio; e o permanente, que é destinado aos homens casados. No entanto, as funções são as mesmas para as duas formas de diaconato.

Emerson Antônio da Silva:

Natural da cidade de Itaquaquecetuba (SP), nasceu em 14 de junho de 1984. Filho de Antônio Carlos Feitosa da Silva e Maria das Graças Gomes da Silva. Fez a primeira experiência vocacional na Congregação Família dos Discípulos, em Itaquaquecetuba, entre os anos de 2012 a 2013. Após este período, foi enviado ao Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus pela Paróquia Nossa Senhora D'Ajuda, de Itaquaquecetuba. Realizou trabalho pastoral nas paróquias Santo Antônio, em Mogi das Cruzes; Nossa Senhora Aparecida, em Poá, e atualmente, na Paróquia Santa Isabel de Portugal, em Itaquaquecetuba. Escolheu como lema diaconal: “Pelo amor colocai-vos a serviço uns dos outros” Gl 5,13

Ricardo Nascimento Vergara:

Natural da cidade de Poá (SP), nasceu em 23 de setembro de 1988. Filho de José Roberto Vergara e Genilda do Nascimento Vergara. Em 2011, ingressou na Casa Propedêutica Nossa Senhora do Socorro. Realizou trabalho pastoral nas paróquias São Sebastião, em Suzano; São Benedito, em Guararema; foi cerimoniário do bispo diocesano no ano de 2016; e desde 2017, está Paróquia São Paulo Apóstolo, em Ferraz de Vasconcelos. Escolheu como lema diaconal: “Em tudo dai graças, pois essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para vós” 1Ts 5,8

Robson Nunes Martinelli:

Natural da cidade de Mogi das Cruzes (SP), nasceu em 17 de setembro de 1992. Filho de Santino Aparecido Martinelli e Maria Nunes Martinell. Aos 16 anos, iniciou o processo de discernimento vocacional junto a Congregação dos Filhos do Amor Misericordioso (FAM). Em 2011, ingressou na Casa Propedêutica Nossa Senhora do Socorro. Realizou estágio pastoral nas paróquias Nossa Senhora de Fátima, em Poá; Nossa Senhora D’Ajuda, em Itaquaquecetuba; Nossa Senhora do Carmo, em Itaquaquecetuba; e na Pastoral Vocacional Diocesana, e atualmente, está na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Mogi das Cruzes.

Escolheu como lema diaconal: “Para que todos tenham vida” Jo 10,10

31 visualizações
bottom of page