Santa Isabel assina acordo de irmandade com cidade da China

11/06/2019

 

A prefeita de Santa Isabel, Fabia Porto, assinou um acordo de irmandade com Tianmushan, cidade turística da região de Lin An, na China, nesta segunda-feira (10/06). Assim como o município do Alto Tietê, Tianmushan é administrada por uma mulher, a prefeita Qian Bo. Os cargos de vice-prefeito e presidente da Câmara Municipal também são ocupados por mulheres.

 

Além da vocação turística, é na região de Tianmushan/Lin An, com seus 35 mil habitantes, que se localiza uma das maiores indústrias de placas solares da China, a First PV, que planeja a expansão dos negócios para o Brasil. "Selamos aqui uma amizade que propiciará o desenvolvimento da economia de Santa Isabel e região, assim como intercâmbios nas áreas cultural e esportiva", ressaltou a prefeita Fábia Porto.

 

Santa Isabel foi o segundo município do Alto Tietê a selar acordo de cidade-irmã na China na viagem da comitiva formada por representantes do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), da diretoria regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e empresários convidados da Câmara Geral de Empresários Chineses no Brasil. Suzano oficializou a irmandade com Yuyao e Mogi das Cruzes fez as tratativas para assinar o acordo no Brasil, em julho.

 

"O momento econômico no Brasil é difícil. Não há recursos nos governos federal e estadual, por isso, a importância de se buscar parcerias também no exterior. A China tem uma receptividade grande com o Brasil e tenho certeza que essa aproximação com os municípios do Alto Tietê vai gerar bons resultados para a Região", enfatizou a prefeita Fábia, ao lado do presidente do Condemat e do prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi.

 

Mogi das Cruzes

 

A comitiva também esteve em Yongkang, com a qual Mogi das Cruzes irá assinar um termo de cidade-irmã para cooperação socioeconômica. O grupo também visitou a Dahua, empresa de segurança que desenvolve um projeto piloto para a cidade mogiana e estuda ações em parceria com os municípios ligados ao Condemat.

 

Em Yongkang, o grupo conheceu o parque de empresas de hardwares para uso doméstico e industrial, que inclui a fabricação de ferramentas, utilidades para a casa e equipamentos diversos. A empresários locais, o vice-prefeito de Mogi das Cruzes, Juliano Abe, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Clodoaldo de Moraes, reforçaram o interesse na parceria com Yongkang.

 

"Está na hora do Brasil e China se unirem nas suas pontualidades para fazer frente aos bloqueios de mercado impostos por outras nações. Mogi possui metade da área geográfica de Yongkang, mas está entre as 60 maiores economias do Brasil e tenho certeza de que esta irmandade trará desenvolvimento às nossas cidades", declarou o vice-prefeito, ao lado de Moraes e do presidente da Câmara, Sadao Sakai, e do vereador Jean Lopes.

 

O grupo do Alto Tietê também esteve na Dahua, uma das maiores empresas de segurança que possui filial no Brasil e oferece soluções para monitoramento. "Começamos a parceria entre a Dahua e Mogi das Cruzes em fevereiro e já estamos para inaugurar um sistema inovador em videomonitoramento que vai melhorar muito a segurança na nossa cidade", afirmaram os vereadores.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload