JUSTIÇA: Semana de conciliação busca firmar acordos de forma simples e rápida

 

A Semana Nacional de Conciliação neste ano se dará entre 04/11/2019 à 08/11/2019. Realizado anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça desde 2006, o evento é voltado aos processos que tenham possibilidade interesse de acordo ou mesmo oferecer ao cidadão e instituição solucionar questões conflituosas antes da distribuição de processo judicial.

 

O interessado em usufruir a ‘Semana Nacional de Conciliação’ deve procurar com antecedência o CEJUSC de Salesópolis, sito à Rua Antonio Pereira de Souza, 30 - Fórum de Salesópolis.

 

Ainda em novembro, no dia 9, instrutores capacitados pelo CNJ – Conselho Nacional da Justiça e funcionários da Comarca vão se reunir com famílias que passam pela reorganização familiar em razão de separação (divorcio ou dissolução de união estável).

 

A Oficina de Pais e Filhos que será realizada na Escola Estadual Professora Olga Chakur Farah, das 13:00 às 17:00,  tem como objetivo ajudar pais e demais membros da família buscarem maneiras saudáveis de lidar com o término do casamento sem qualquer tipo de julgamento ou aconselhamento a fim de corroborar com o fortalecimento e desenvolvimento saudável dos filhos e de toda a família.

 

O CEJUSC – Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania da Comarca de Salesópolis, atua como efetivo centro de harmonização social, estimulando o uso de práticas cooperativas na resolução de disputas por meio de ações comunicativas, estimuladas por terceiros facilitadores. Ele possibilita  a ampliação do acesso à justiça, oferecendo à população uma melhor forma de resolver conflitos, por meio da mediação e da conciliação  na função de pacificação social, inclusive antes da ação propriamente dita.

 

No CEJUSC são recebidos reclamações e processos relativos ao direito do consumidor, de vizinhança, cível e de família, tais como: cobrança, conflito entre vizinhos, dissolução de sociedade, indenizatórias, alimentos, revisional de alimentos, exoneração de alimentos, separação, divórcio, guarda de menor, regulamentação de visitas, reconhecimento de paternidade, reconhecimento e dissolução de união estável, entre outras.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload