CONDEMAT participa de workshop sobre gestão de resíduos sólidos
top of page
Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Meio Ambiente

CONDEMAT participa de workshop sobre gestão de resíduos sólidos


Com 11 cidades e o maior contingente populacional depois da Capital, o CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê é um dos convidados do workshop “Consórcios intermunicipais para gestão e gerenciamento de resíduos sólidos: experiências e alternativas”, que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) promove nesta quinta-feira, 29 de agosto em São Paulo.

Realização do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos, o workshop tem o objetivo de discutir as iniciativas regionais na busca de soluções para os problemas que os resíduos sólidos geram nos municípios, assim como as dificuldades e os avanços.

O evento será das 9 às 17 horas e o painel do CONDEMAT está marcado para 10 horas, com as participações do prefeito de Guararema, Adriano Leite, e do coordenador da Câmara Técnica (CT) de Gestão Ambiental, Daniel Teixeira de Lima.

“A solução regionalizada para os resíduos sólidos é uma prioridade do Conselho de Prefeitos do CONDEMAT que, desde 2017, tem promovido diversas ações para atingir esse objetivo, como capacitações de técnicos, fortalecimento da coleta seletiva e, principalmente, a cooperação técnica para elaboração do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”, destaca o prefeito Adriano Leite, presidente do Conselho Fiscal do CONDEMAT.

Desde o início deste ano, o CONDEMAT tem atuado em parceria com a SIMA para a construção do Plano Regional, atualmente na fase de diagnóstico. A meta do Alto Tietê é ser uma das primeiras regiões do Estado a ter uma solução integrada para os resíduos sólidos. “Os municípios, através do CONDEMAT, estão empenhados com o Estado para estabelecer as melhores diretrizes para uma solução sustentável, ou seja, que respeite o meio ambiente, mais econômica e com o cuidado social necessário”, diz o coordenador da CT.

Além do CONDEMAT, também participam do workshop o Cioeste – Consórcio Intermunicipal da Região Oeste, Consimares – Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos, Civap – Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema e o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

O evento acontece no auditório Van Acker, na sede da SIMA - Avenida Professor Frederico Hermann, 345, 6º andar, Pinheiros. Informações pelo email (cirs@sp.gov.br).

8 visualizações
bottom of page