Museu da Energia traz atividade na 13ª Primavera dos Museus

 

O Museu da Energia de Salesópolis participa, de 25 a 28 de setembro, da 13ª edição da "Primavera dos Museus", semana de eventos coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus - Ibram e que, em 2019, articulará instituições ao redor do tema "Museus por dentro. Por dentro dos Museus". Durante o período, a equipe promove a ação educativa "Gerando Educação e Cultura", realizada na casa de máquinas da centenária Usina de Salesópolis.

 

Durante o período, os educadores apresentarão, dentro da casa de máquinas, como funciona a geração de energia em uma hidrelétrica, também abordando, com a ajuda de experimentos, outras formas de energia, propondo uma comparação entre as diferentes fontes geradoras, tais como a solar e eólica. 

 

Usina de Salesópolis

 

Construída na Cachoeira dos Freires, maior queda d'água do Rio Tietê, entre 1911 e 1913, a Usina de Salesópolis constitui um dos marcos da história do desenvolvimento econômico da cidade. Em seu primeiro ano, a hidrelétrica gerava energia apenas para Mogi das Cruzes. No ano seguinte, passou a fornecer eletricidade para Salesópolis, Caçapava, Jambeiro e Santa Branca. Trazido de navio, todo o maquinário da usina foi importado da Alemanha e continua operável. No momento, a Pequena Central Hidrelétrica passa por obras para a retomada de geração de energia.

 

 

SOBRE A FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO: 

 

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

 

EMPRESA MANTENEDORA DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO

Cesp

 

 

MUSEU DA ENERGIA - AÇÃO "GERANDO EDUCAÇÃO E CULTURA":

 

Local: Museu da Energia de Salesópolis

Data: 25/09/2019 a 28/09/2019

Horários: 10 às 16 horas

Endereço: Estrada dos Freires, km 06, Freires, Salesópolis - SP

Mais Informações: 11 4696 1332

http://museudaenergia.org.br

 

INGRESSOS:

 

Inteira: R$ 5,00.

Meia-entrada: estudantes, pessoas com deficiência e um acompanhante, jovem de baixa renda com ID Jovem.

Isenção: Escolas públicas (mediante agendamento, entrega de ofício e declaração), professores, maiores de 60 anos, guias e monitores de turismo, policiais civis, militares e guardas municipais, grupos em situação de vulnerabilidade, instituições sem fins lucrativos e funcionários das empresas mantenedoras da Fundação Energia e Saneamento.

ENTRADA GRATUITA: aos sábados, a todos os públicos.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload