top of page
Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Fique Bem Informado

CONDEMAT capacita gestores sobre Reforma da Previdência

CONDEMAT

Mais de 200 gestores públicos, de cidades do Alto Tietê e regiões vizinhas, participaram na última sexta-feira (01/11) da palestra promovida pelo CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê sobre os impactos da Reforma da Previdência nos municípios, no Theatro Vasques, em Mogi das Cruzes. A nova legislação, prevista para ser promulgada no início de dezembro, traz diversas mudanças, entre elas, a transferência para as prefeituras das despesas de licença-saúde e licença-maternidade dos servidores.

Realizada em parceria com a ABCPrev Gestão e Formação Previdenciárias, Associação Paulista de Entidades de Previdência do Estado e dos Municípios (APEPREM) e Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM), a palestra explorou aspectos de governabilidade após a emenda constitucional, aplicação dos dispositivos que dependem ou não de leis municipais e estaduais, regras de transição e aumento das demandas judiciais, entre outros.

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, que representou o Conselho de Prefeitos do CONDEMAT, falou sobre a responsabilidade dos gestores e da importância das cidades da Região adotarem estratégias semelhantes para atender as novas regras da previdência, principalmente diante do novo momento econômico que o País vive.

“Pensar diferente sim, mas somos cidades-irmãs e não é justo a legislação ser diferente de uma cidade para outra. Esse evento contribui para que possamos ter os mesmos objetivos para regularizar e garantir os direitos dos servidores”, ressaltou o prefeito, ao criticar o fato dos estados e municípios terem sido excluídos das discussões da Reforma da Previdência. “Só Mogi das Cruzes demandou R$ 7 milhões em licença-saúde e licença –maternidade no ano passado. Transferir isso para o orçamento municipal num momento de difícil como o atual vai exigir muita responsabilidade e aprendizado”, acrescentou.

O diretor de Projetos da ABCPrev, Adriano Postal, destacou o momento importante na vida dos brasileiros e a amplitude das mudanças previstas com a Reforma da Previdência. “Os desafios são grandes e há muito a se fazer neste final de ano para buscar uma previdência mais uniforme e responsável”, disse. “Discutir as novas normas e capacitar os gestores públicos é fundamental”, completou Eduardo Reichert, diretor da Apeprem e da Abipem.

As palestras foram ministradas pelos consultores Magadar Briguet e Vagner Sandoval, da ABCPrev, e abordaram os diferentes impactos nas cidades que possuem regime próprio de previdência e nas que adotam o regime geral, assim como a importância do planejamento.

7 visualizações
bottom of page