Quarta-feira de Cinzas e abertura da Campanha da Fraternidade 2020

No dia 26 de fevereiro, às 19:30, na Catedral Sant’Ana, o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, preside a missa de Quarta-feira de Cinzas e abertura da Campanha da Fraternidade de 2020 (CF 2020).

A celebração dá início ao tempo quaresmal, que recorda os 40 dias de Jesus no deserto, período importante de preparação para os cristãos católicos antes da Semana Santa, em que se celebra o Tríduo Pascal: a Paixão, a morte e a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, durante a Quaresma, a Igreja Católica orienta aos fiéis que pratiquem o jejum, a esmola e a oração, pois é um tempo forte de conversão.

Campanha da Fraternidade de 2020
Neste ano, a Campanha da Fraternidade (CF) reflete o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). De acordo com o texto-base, o objetivo geral desta campanha é “conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso, que se traduz em relação de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”.

 

Já os objetivos específicos são:

a) Apresentar o sentido de vida proposto por Jesus nos Evangelhos;

b) Propor a compaixão, a ternura e o cuidado como exigências fundamentais da vida para relações sociais mais humanas;

c) Fortalecer a cultura do encontro, da fraternidade e a revolução do cuidado como caminhos de superação da indiferença e da violência;

d) Promover e defender a vida, desde a fecundação até o seu fim natural, rumo à plenitude;

e) Despertar as famílias para a beleza do amor que gera continuamente vida nova;

f) Preparar os cristãos e as comunidades para anunciar, com o testemunho e as ações de mútuo cuidado, a vida plena do Reino de Deus;

g) Criar espaços nas comunidades para que, pelo batismo, pela crisma e pela eucaristia, todos percebam, na fraternidade, a vida como Dom e Compromisso;

h) Despertar os jovens para o dom e a beleza da vida, motivando-lhes o engajamento em ações de cuidado mútuo, especialmente de outros jovens em situação de sofrimento e desesperança;

i) Valorizar, divulgar e fortalecer as inúmeras iniciativas já existentes em favor da vida;

j) Cuidar do planeta, nossa Casa Comum, comprometendo-se com a ecologia integral.

O cartaz da Campanha da Fraternidade de 2020 remete à figura de Irmã Dulce, que foi canonizada em outubro de 2019.

Outros horários de missas na quarta-feira de Cinzas (26/02), na Catedral Sant’Ana: 8:00 e 12:00.

Programação das paróquias para a Quarta-feira de Cinzas (26/02), no site da Diocese: http://diocesedemogi.org.br/nossa_diocese_noticia.php?id=1109.


 

Sessão Solene de Lançamento da CF 2020 na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
No dia 27 de fevereiro, às 20:00, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes promove a Sessão Solene de Lançamento da Campanha da Fraternidade 2020, “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34), com a presença do bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, na Sede do Poder Legislativo de Mogi das Cruzes.


Funcionamento da Cúria Diocesana e do Tribunal Eclesiástico Diocesano
A Cúria Diocesana e o Tribunal Eclesiástico Diocesano não terão atendimento nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2020, devido ao período de Carnaval. O retorno das atividades acontece na quarta-feira, dia 26, no horário habitual, das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload