Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Estância Turística de Salesópolis

Museu da Energia de Salesópolis


Mantido pela Fundação Energia e Saneamento, o Museu da Energia de Salesópolis está instalado em um parque de 156 hectares formado por trechos remanescentes da Mata Atlântica. O Museu abriga uma usina hidrelétrica que completou 100 anos em 2013, instalada às margens do rio Tietê, na região próxima de sua nascente. O espaço oferece atividades educativas e culturais, com visitas orientadas e trilhas, tratando de questões sobre energia e meio ambiente.

A Usina de Salesópolis foi doada em 1998 para a Fundação Energia e Saneamento, que iniciou as obras de restauro do conjunto. O Museu da Energia de Salesópolis foi inaugurado em 2000.

Entrada: 5 reais, mas possui meia-entrada e condições promocionais, como:

Meia-entrada: estudantes, pessoas com deficiência e um acompanhante, jovem de baixa renda com ID Jovem.

Isenção: escolas públicas (mediante agendamento, entrega de ofício e declaração), professores, maiores de 60 anos, guias e monitores de turismo, policiais civis, militares e guardas municipais, grupos em situação de vulnerabilidade, instituições sem fins lucrativos e funcionários das empresas mantenedoras da Fundação Energia e Saneamento.

ENTRADA GRATUITA: aos sábados, a todos os públicos.

ROTEIROS DE VISITA: Ao longo do ano, a equipe educativa do Museu oferece aos visitantes e escolas agendadas uma programação diversa com ações educativas, trilhas, oficinas, exibição de filmes, jogos e outras atividades lúdicas com foco na preservação do meio ambiente e nos recursos hídricos. Nestas ações, o público é instigado a pensar sobre a importância do consumo consciente e a relação do homem com os fenômenos naturais como as enchentes e a estiagem.