CORONAVÍRUS: Sem pânico, mas com muito cuidado


Prefeito Vanderlon cancela inauguração da Loja do Bem

CCI terá eventos suspensos


A pandemia do novo coronavírus (que causa a covid-19) já provocou mais de 3.000 mortes na China (onde começou) e rapidamente se espalhou pelo mundo. No Brasil, o vírus circula entre a população e há casos de transmissão comunitária (quando não se sabe a origem da contaminação) em São Paulo e no Rio de Janeiro.


Segundo o Ministério da Saúde, se cuidados básicos para conter o vírus não forem tomados, o número de infectados pode dobrar em apenas três dias.


Como ocorreu na Itália, o grande avanço da doença tem potencial de gerar um colapso no sistema de saúde, prejudicando o atendimento e colocando em risco a vida de pacientes com outros problemas — que sofreram acidentes de trânsito a infartos, por exemplo.


No entanto, especialistas dizem que não há motivo para pânico, pois o vírus tem baixa letalidade (cerca de 3,4%) e grau de contágio moderado. O momento é de aumentar os cuidados com a prevenção. Isso vale para todos. Não é porque você está fora dos grupos de risco (idosos, pessoas com diabetes e problemas cardiovasculares, por exemplo) que não deve ficar atento. Ao se proteger, você evita que o problema avance e protege todos ao seu redor.


Então, evite frequentar lugares aglomerados ou por onde passam muitas pessoas (metrô, shopping etc.) Se puder, prefira ficar e trabalhar em casa. Ao se expor desnecessariamente, você corre risco de ficar doente. E mesmo que tenha apenas sintomas leves da Covid-19 (ou nem tenha sintomas), estará sujeito a transmiti-la a quem pode apresentar problemas graves, colocando um número maior de vidas em perigo.


Prefeito Vanderlon cancela inauguração da Loja do Bem


O prefeito da Estância Turística de Salesópolis Vanderlon Oliveira Gomes, PL disse a nossa reportagem que devido ao fato iminente de contaminação pelo Covid-19 a inauguração da Loja do Bem que tem como objetivo a arrecadação de materiais recicláveis em parceria com o Espaço Urbano e Cooperares, que iria acontecer no próximo dia 19 de março está cancelada.

O prefeito disse que este é o momento de conscientização e que não deve haver aglomeração de pessoas para evitar uma possível contaminação pelo vírus que já causou a morte de milhares de pessoas.


CCI também terá eventos suspensos


O Centro de Convivência do Idoso – CCI terá todos seus eventos suspensos a partir desta segunda-feira, 16 por tempo indeterminado, disse o prefeito Vanderlon.


“Como os idosos são os mais veneráveis ao Covid-19, temos que tomar providências rápidas e eficazes para que possamos evitar qualquer contaminação entre os mesmos”.

JORNAL DO POVÃO 

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon

Jornal do Povão - Aqui Você faz a Diferença