Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Mogi das Cruzes - SP

RELIGIÃO: Domingo de Ramos na Região do Alto Tietê


Neste domingo, dia 05, a Igreja Católica em todo o mundo celebra o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, irá presidir a Santa Missa, às 9h, na Catedral Sant’Ana, sem a presença dos fiéis, de maneira privada, seguindo as orientações para evitar a propagação da Covid-19 (novo coronavírus). A celebração terá a transmissão ao vivo pela página da Catedral Diocesana no Facebook (https://www.facebook.com/catedraldesantannamogi/).


O Domingo de Ramos dá início a Semana Santa, período em que os católicos vivem o Tríduo Pascal: a Paixão, a morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia desta data relembra o momento em que os cristãos católicos fazem memória à entrada de Jesus em Jerusalém e é aclamado pelo povo como Rei, com ramos de oliveiras e palmeiras. Os ramos significam a vitória: “Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas”.


No site da Diocese, é possível encontrar as páginas das paróquias nas redes sociais para acompanhar as celebrações (http://diocesedemogi.org.br/paroquias.php). E, também, é possível acompanhar as missas pelos canais católicos de televisão.



Orientações da CNBB para o Domingo de Ramos


Neste ano, por conta do isolamento social, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sugere algumas ações para celebrar o Domingo de Ramos. Cada um e cada família, em suas casas, são chamados a celebrar com fé e esperança, por isso, a CNBB propõe cinco pontos para ajudar os fiéis.


Vamos celebrar o Domingo de Ramos?


  1. Rezar pedindo a graça de bem viver a Semana Santa, ainda que em recolhimento em casa.


  1. Colocar no portão ou na porta de casa (em lugar bem visível) alguns ramos. Marcar a casa é uma característica do povo de Deus.


  1. Participar das celebrações transmitidas pela televisão ou pelas redes sociais.


  1. Comprometer-se a, no futuro, participar ativamente da Coleta da Campanha da Fraternidade. Com ela, ajudamos os mais pobres.


  1. Motivar pelas redes sociais, telefonemas ou outros meios que mantenham o distanciamento social, outras pessoas a também celebrarem o domingo de Ramos desse mesmo modo.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon

Jornal do Povão - Aqui Você faz a Diferença