CONDEMAT discute ações para atender decreto que prorroga a quarentena
top of page
Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Mogi das Cruzes - SP

CONDEMAT discute ações para atender decreto que prorroga a quarentena


Em videoconferência, Conselho de Prefeitos delibera sobre o reforço na segurança para garantir cumprimento do isolamento social e liberam funcionamento de feiras livres



Os prefeitos do CONDEMAT - Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê participaram de uma videoconferência na tarde desta segunda-feira (06/04) para discutir as ações necessárias para o cumprimento do novo decreto do Governo do Estado que prorroga a quarentena nas cidades paulistas por mais 15 dias – de 8 a 22 de abril. Além de validar a importância do isolamento social para reduzir a curva de contaminação do coronavírus, há entendimento dos prefeitos em reforçar a atuação das equipes de fiscalização e segurança para garantir que apenas os serviços essenciais funcionem e menos pessoas circulem pelas ruas.


“Há uma grande pressão de alguns setores para liberação das atividades, mas os números não param de subir e estamos diante de uma responsabilidade maior, que é conter o avanço do coronavírus na nossa Região e, consequentemente, no Estado. Diante disso, há o entendimento dos nossos prefeitos em cumprir integralmente as novas determinações do governador”, ressaltou o presidente do CONDEMAT, prefeito Adriano Leite.


Em algumas cidades, já foram adotadas medidas para o controle no acesso de visitantes e até o fechamento de praças para impedir a concentração de pessoas. A partir da determinação de hoje do governador João Doria, para uso de força policial se necessário, os prefeitos vão intensificar a fiscalização para o cumprimento da quarentena pela maioria da população. Isso inclui, em alguns locais, até mesmo a aplicação de multas em bancos e outros estabelecimentos onde há aglomeração de pessoas.


Há consenso de todos os prefeitos do CONDEMAT sobre a liberação de funcionamento de feiras livres e mercados municipais, porém apenas nas bancas que comercializam hortifrutigranjeiros, peixes e carnes e respeitando as recomendações de distanciamento social e de cuidados de higiene. As igrejas e templos devem permanecer fechados.


“É muito importante esse alinhamento regional e seguiremos conversando para definir as condutas diante de cada nova situação. Através das Câmaras Técnicas, o Consórcio também acompanha outros desdobramentos, como os investimentos emergenciais para ampliar a capacidade de atendimento nos municípios e as medidas necessárias para minimizar os impactos financeiros”, concluiu o presidente do CONDEMAT.

28 visualizações
bottom of page