Representante do CONDEMAT assume coordenação do Subcomitê de Bacia do Alto Tietê Cabeceiras


Solange Wuo, da Câmara Técnica de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, destaca importância do alinhamento regional e fortalecimento de pautas comuns, como Plano de Gestão de Resíduos Sólidos e desassoreamento de rios.

Adjunta na coordenação da Câmara Técnica de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, Solange Wuo é a nova coordenadora do Subcomitê ATC - Alto Tietê Cabeceiras, instalado na última segunda-feira, 17 de Agosto. A indicação teve o aval dos municípios, sociedade civil e Governo do Estado.

Braço do Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, o Subcomitê ATC reúne 11 municípios – São Paulo, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim, Salesópolis, Paraibuna e Ribeirão Pires – e tem a proposta de articular ações a partir do debate, dentro do próprio território, das prioridades regionais.

“Oito dos 11 municípios do Subcomitê pertencem ao CONDEMAT, onde a articulação dos técnicos tem possibilitado avanços ambientais importantes para o Alto Tietê. A presença de um representante do Consórcio na coordenação do Subcomitê vai fortalecer o alinhamento regional até porque muitas das pautas são comuns, como a construção do Plano Regional de Resíduos Sólidos, o desassoreamento dos rios e o pagamento por serviços ambientais”, aponta Solange Wuo, que representa a cidade de Suzano na Câmara Técnica do CONDEMAT.

“Agora teremos mais um fórum importante para tratar das prioridades da região e uma articulação mais próxima do Comitê, onde são tomadas as decisões de projetos e investimentos dentro da Bacia do Alto Tietê, que reúne 36 cidades e onde está vinculado o Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos)”, acrescenta.

A instalação do Subcomitê se dá dentro do biênio 2019/2021 e, além da coordenadora geral Solange Wuo, foram indicados os representantes da sociedade civil Ricardo Aguiar Quadros, da Diretoria Alto Tietê do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), e do Governo do Estado Josué Barranco, engenheiro do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica).

A eleição dos representantes ocorreu durante videoconferência com o presidente do Comitê de Bacia, Amaury Pollachi, e o secretário executivo Luiz Fernando Carneseca.

JORNAL DO POVÃO 

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon

Jornal do Povão - Aqui Você faz a Diferença