Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Hiago Salesópolis

Celebrações do Dia de Finados


No dia 02 de novembro, Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, popularmente conhecido como Dia de Finados, o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, preside a Santa Missa às 8h, no Cemitério Municipal São Salvador, localizado à Praça Antônio Nogueira, 101, no centro de Mogi das Cruzes.

Ainda no Cemitério São Salvador, haverá celebrações às 10h, 12h, 14h e 16h. No distrito de Brás Cubas, no Cemitério Municipal da Saudade, a primeira missa é às 8h, em seguida, celebrações às 10h, 12h e 15h.

A programação dos outros cemitérios de Mogi das Cruzes e das demais cidades do Alto Tietê está em anexo.

Dia de Finados e Indulgência plenária

Finados é o dia em que a Igreja nos convida a rezar por aqueles que já se encontram na presença de Deus, e a olhar para isso à luz da fé, um momento de oração aos entes queridos já falecidos.

Nesta data, também, concede-se a Indulgência Plenária a um fiel falecido, assim, pede-se que aos que visitarem o cemitério, rezem (mesmo que mentalmente pelos defuntos), façam a confissão sacramental, a comunhão eucarística e oração na intenção ao Santo Padre (como um Pai Nosso ou uma Ave Maria, por exemplo). De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (CIC): “A indulgência é a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições pela ação da Igreja que, enquanto dispensadora da redenção, distribui e aplica, por sua autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos. Em geral, a obtenção das Indulgências exige determinadas condições e o cumprimento de certas obras”.

87 visualizações