top of page
Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Fique Bem Informado
Hiago Salesópolis

Celebrações do Dia de Finados


No dia 02 de novembro, Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, popularmente conhecido como Dia de Finados, o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, preside a Santa Missa às 8h, no Cemitério Municipal São Salvador, localizado à Praça Antônio Nogueira, 101, no centro de Mogi das Cruzes.

Ainda no Cemitério São Salvador, haverá celebrações às 10h, 12h, 14h e 16h. No distrito de Brás Cubas, no Cemitério Municipal da Saudade, a primeira missa é às 8h, em seguida, celebrações às 10h, 12h e 15h.

A programação dos outros cemitérios de Mogi das Cruzes e das demais cidades do Alto Tietê está em anexo.

Dia de Finados e Indulgência plenária

Finados é o dia em que a Igreja nos convida a rezar por aqueles que já se encontram na presença de Deus, e a olhar para isso à luz da fé, um momento de oração aos entes queridos já falecidos.

Nesta data, também, concede-se a Indulgência Plenária a um fiel falecido, assim, pede-se que aos que visitarem o cemitério, rezem (mesmo que mentalmente pelos defuntos), façam a confissão sacramental, a comunhão eucarística e oração na intenção ao Santo Padre (como um Pai Nosso ou uma Ave Maria, por exemplo). De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (CIC): “A indulgência é a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições pela ação da Igreja que, enquanto dispensadora da redenção, distribui e aplica, por sua autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos. Em geral, a obtenção das Indulgências exige determinadas condições e o cumprimento de certas obras”.

Comentários


bottom of page