Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Hiago Salesópolis

CONDEMAT inicia diálogo com representantes do CIPEC


Em carta aberta, Comitê solicitou participação nas discussões e decisões dos municípios que impactam nos setores produtivos da região


O presidente do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento de Municípios do Alto Tietê, Rodrigo Ashiuchi, e o secretário executivo Adriano Leite receberam nesta sexta-feira (16/04) representantes do Comitê Integrador e Participativo de Enfrentamento às Consequências do Covid-19 (CIPEC) e fortaleceram o diálogo com as entidades representativas de classe de atuação regional, com o objetivo principal de somar esforços no combate à pandemia e, principalmente, nas alternativas para retomada econômica nas cidades.


Criado no início de abril, o CIPEC reúne 16 entidades de classe de segmentos como agricultura, comércio, contabilidade, construção civil, indústria, segurança e transportes e tem como objetivo participar de forma ativa das discussões e tomada de decisões das administrações públicas que impactam diretamente nas atividades geradoras de emprego nos municípios em meio à pandemia.


Durante a reunião, os representantes do Comitê entregaram uma carta aberta ao consórcio, propondo diálogo, cooperação e parceria junto às prefeituras. “Nosso principal objetivo é buscar o diálogo e a união junto ao Poder Executivo para auxiliar nas tomadas de decisões, oferecendo um olhar mais amplo de cada entidade representativa, realizando discussões produtivas para a região e buscando um consenso para que as atividades de comércios e serviços não sejam ainda mais penalizadas”, disse o presidente do Sincomércio de Mogi das Cruzes e Região, Valterli Martinez, porta-voz do Cipec.


O presidente Rodrigo Ashiuchi enalteceu a iniciativa das entidades e reforçou que este estreitamento de relações é saudável e produtivo, sendo válido também no momento de pós-pandemia.

“O momento pede a união e essa iniciativa vem somar com o trabalho do CONDEMAT para uma discussão regional em todos os setores produtivos. Sem dúvida, essa parceria com entidades que representam milhares de trabalhadores da nossa região é de extrema importância para ampliarmos o debate do enfrentamento à pandemia, mas também será importante para ações futuras, no período de pós-pandemia, com a retomada total da economia”, disse.


O presidente falou ainda sobre iniciativas regionais que foram favoráveis aos setores, como a não adesão ao mega feriado de 26 de março a 1 de abril, adotado pela Capital e outras regiões. No entanto, Ashiuchi reforçou que, por conta da diversidade de características dos municípios que compõem o CONDEMAT, nem sempre é possível uma decisão unificada.


“O objetivo é sempre buscar um consenso em nossas ações e mesmo quando isso não é possível, priorizamos o diálogo para minimizar os impactos das decisões nas cidades vizinhas”, destacou.


Além do presidente do Sincomércio, participaram da reunião os presidentes do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, Gildo Saito; do Bunkyo Mogi, Frank Tuda; da Associação Comercial e Empresarial de Suzano, Fernando Fernandes; o vice-presidente da Associação dos Empresários Contábeis do Alto Tietê, Romildo de Oliveira; e da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Mogi das Cruzes, Ana Maria Sandin.

35 visualizações