top of page
Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Fique Bem Informado

Modernização do Museu da Energia de Salesópolis acontece esse ano

Hiago Salesópolis

Aprovação em edital do ProAC garante reforma estrutural até dezembro


O projeto “Conservação Preventiva Telhados e Pintura - Espaços Expositivos (Espaço das Águas e Energia) e Recepção do Museu da Energia de Salesópolis” foi uma das iniciativas premiadas através do Edital de 2020, “Modernização de Museus, Arquivos e Acervos” uma iniciativa do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.


“Por meio deste projeto, será realizada a reforma dos telhados (troca de madeiramento, telhas, tratamento de fissuras e infiltrações), pintura interna e de fachada. A conservação desses espaços é de extrema relevância na preservação do patrimônio histórico e cultural local”, explica Simone Villegas, Coordenadora do Museu da Energia de Salesópolis.


A cotação e a contratação da empreiteira, primeira das etapas do projeto, já está em andamento, mas devido às fases mais restritivas da pandemia do Plano São Paulo, o início da realização das obras foi adiado. “A Fundação optou por aguardar o retorno à fase laranja, visando a segurança dos seus colaboradores e prestadores de serviços”, explica a Coordenadora.


De acordo com Simone, as edificações do local passaram por restauro entre os anos 1999 e 2000, quando o Museu foi inaugurado. Durante as duas décadas seguintes, tiveram apenas reparos pontuais nas coberturas, reforçando a necessidade da obra neste momento. O prazo de finalização das obras está previsto para dezembro deste ano.


O Museu da Energia de Salesópolis está instalado na área da centenária usina hidrelétrica da cidade, construída a partir de uma demanda de mercado nas primeiras décadas do século XX pela necessidade de iluminação pública. Simone relata que a trajetória da usina e suas casas se conectam com as histórias de vida da população do município, o que promove um vínculo do indivíduo com a sociedade.


“Seu conjunto arquitetônico, formado pelas residências da época, foram adaptadas e transformadas nos espaços expositivos e de acolhimento ao visitante. Atualmente, esses espaços no museu têm a função de informar e educar por meio de exposições, atividades recreativas, teatro, oficinas etc. São ambientes que despertam a curiosidade, estimulam a reflexão e o debate, promovem a socialização e os princípios da cidadania”, finaliza.


Fases de execução do edital:

  1. Contratação de empreiteira;

  2. Firmamento de contrato para início de obras;

  3. Implantação da obra e instalação de acessos (andaimes);

  4. Remoção parcial da cobertura;

  5. Substituição de ripamento e telhas de barro, conforme características construtivas da edificação;

  6. Remoção e instalação de rufos e calhas em aço galvanizado;

  7. Tratamento de trincas e fissuras nas paredes com argamassa;

  8. Pintura em tinta látex nas paredes externas e internas do espaço;

  9. Pintura em tinta esmalte nos forros;

  10. Pintura em tinta esmalte nas caixilharias;

  11. Desmobilização e limpeza final do espaço;

  12. Divulgação das ações realizadas;

  13. Entrega do espaço reformado para o público.

Comments


bottom of page