Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Hiago Salesópolis

Municípios da região são premiados em programa estadual “Juntos pela Cultura”


Biritiba Mirim, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano estão entre os 161 municípios premiados


Os municípios de Biritiba Mirim, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano, que fazem parte do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, estão entre os 161 municípios do Estado que foram premiados pelo programa do Governo Estadual, “Juntos pela Cultura”, que tem como objetivo fortalecer a cultura e economia criativa nos municípios. A cerimônia aconteceu ontem (13/07) na Capital, com a presença do governador João Doria; do secretário da Cultura e Economia Criativa do Estado, Sérgio Sá Leitão, do presidente do consórcio, Rodrigo Ashiuchi, e demais representantes dos municípios premiados.


Além da premiação das sete cidades, que receberão recursos para desenvolver projetos na área, Mogi das Cruzes também foi reconhecida como capital cultural de São Paulo pela excelência na cena artística e importância dada ao setor pelas gestões municipais. O título foi concedido a outras 19 cidades de demais regiões do Estado.


O presidente Rodrigo Ashiuchi falou sobre a importância do setor, sobretudo neste momento de crise e dificuldades. “A Cultura e a economia criativa têm um grande potencial de desenvolvimento e geração de renda na região. Este incentivo é de grande importância e chega em boa hora para os municípios”, disse.


Na premiação geral, os municípios de Biritiba Mirim e Santa Isabel foram contemplados na categoria “Revelando SP”. Itaquaquecetuba garantiu a premiação nas categorias “Revelando SP” e “Capacitação Revelando SP”. Já Guarulhos foi premiado em quatro frentes, “Tradições”, “Revelando SP”, “Capacitação Revelando SP” e “Mais Gestão SP”. Mogi das Cruzes foi selecionada nas categorias “Virada Cultural”, “Revelando SP” e “Tradição SP”. A cidade de Salesópolis foi contemplada nas categorias de “Artesanato” e “Grupos Tradicionais”. Por fim, Suzano foi premiada nas categorias “Tradição SP”, “Revelando SP” e “Mais Gestão SP”.


“Nossa região tem um forte potencial cultural, com estes recursos os municípios poderão fomentar e difundir ainda mais a cultura e economia criativa, evidenciando nossas histórias e tradições, beneficiando artistas e artesãos e capacitando os técnicos dos municípios”, disse o coordenador da Câmara Técnica de Cultura, Walmir Pinto.


21 visualizações