Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Hiago Salesópolis

Museu da Energia de Salesópolis reabre para passeio de trilhas



A partir de 1º de julho, o visitante poderá desfrutar do contato com a natureza por meio do roteiro "Trilhas do Museu"

O Museu da Energia de Salesópolis, instalado em um parque formado por trechos remanescentes da Mata Atlântica, reabrirá as portas com a realização do roteiro "Trilhas do Museu", em que serão oferecidas duas opções de passeio: a trilha da Fenda e a da Figueira. A partir de 1º de julho, o agendamento para visitas estará disponível para às quintas, sextas e sábados, às 10h ou 14h, com grupos de até 10 pessoas.


"A unidade está fechada desde fevereiro e percebemos que o público visitante tem procurado áreas abertas que proporcionam um maior contato com a natureza. Para nós, é importante trabalhar essa temática", conta a coordenadora da unidade, Simone Villegas.


No agendamento há informações sobre as trilhas para o visitante realizar a melhor escolha para seu perfil. Ambos os passeios possuem duração média de 1h30.


A Trilha da Figueira tem grau de dificuldade médio, percurso de 1,8 km e elevação de 57 metros dentro da Mata Atlântica. Nela, o visitante passa por uma árvore Figueira centenária, de aproximadamente 20 metros de altura. Já a Trilha da Fenda tem percurso de 1,6 km e elevação de 90 metros. Além disso, o visitante tem a oportunidade de percorrer uma área às margens do reservatório da usina, atravessando, também, uma fenda natural em área rochosa.


Os passeios seguem as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de órgãos brasileiros de saúde pública. Para entrar no Museu o uso de máscara é obrigatório, assim como manter o distanciamento de 1,5 metros de outras pessoas. O uso do álcool em gel, oferecido pelas unidades, será estimulado pelos educadores durante o passeio. Devido ao número de pessoas, a unidade ainda não está recebendo turmas escolares e as áreas expositivas se encontram em manutenção.


"O diferencial do Museu de Salesópolis é reunir cultura, educação e meio ambiente. Tudo isso em uma cidade bem localizada, perto da capital, de Mogi das Cruzes e do litoral norte. Buscamos mostrar a importância de preservar nossa história e nossos recursos naturais para garantir uma sociedade mais sustentável no futuro", conclui.