Ordenação Diaconal

No dia 12 de dezembro, às 9h, a Diocese de Mogi das Cruzes celebra a ordenação diaconal dos seminaristas Domingos Alonso de Jesus e Ulisses Benedito Ramos Junior, pela imposição das mãos e prece consecratória do bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, na Catedral Sant’Ana, em Mogi das Cruzes.
E neste ano, devido a pandemia do novo coronavírus, as celebrações irão acontecer de acordo com as orientações das autoridades de saúde, como o uso obrigatório de máscaras e a não aglomeração de pessoas, na Catedral Sant’Ana é permitida a participação de cerca de 460 pessoas, referente a 60% da capacidade da Igreja.
As missas serão transmitidas pelas redes sociais, através das páginas da Diocese de Mogi das Cruzes e da Catedral Sant’Ana no Facebook (facebook.com/DiocesedeMogidasCruzes/ e facebook.com/catedraldesantannamogi/).
Diaconato
De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, o diaconato é o primeiro grau do sacramento da ordem, os candidatos desse grau se dedicam ao serviço da Igreja, auxiliam os padres nas Santas Missas, tem por função dentro da mesma a proclamação do Evangelho e o preparo do altar.
Na Igreja Católica, há dois tipos de diaconato: transitório, em que os ordenados após alguns meses nesse ministério passam para o segundo grau da ordem, o sacerdócio; e o permanente, que é destinado aos homens casados. No entanto, as funções são as mesmas para as duas formas de diaconato.
Pequena biografia dos seminaristas
Domingos Alonso de Jesus

Natural de São Paulo (SP), nasceu em 12 de fevereiro de 1978. Filho de Domingos José de Jesus e Benedita Alonso. Ingressou no Seminário Diocesano de Mogi das Cruzes em 18 de fevereiro de 2013. Realizou estágio pastoral nas paróquias Nossa Senhora Aparecida, em Arujá; Nossa Senhora de Lourdes, em Poá; Santa Rita de Cássia, em Itaquaquecetuba; São Pedro Apóstolo, no distrito de César de Souza, em Mogi das Cruzes; Nossa Senhora da Paz, em Ferraz de Vasconcelos; e Nossa Senhora do Socorro, em Mogi das Cruzes.
Escolheu como lema diaconal: "Pois este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi reencontrado." Lc 15,24
Ulisses Benedito Ramos Junior

Natural em Mogi das Cruzes (SP), nasceu em 7 de junho de 1995, no entanto, morou em Ferraz de Vasconcelos até entrar no seminário. Filho de Ulisses Benedito Ramos e Sueli Aparecida Dias Ramos. Ingressou no Seminário Diocesano de Mogi das Cruzes em 4 de fevereiro de 2013. Realizou estágio pastoral nas paróquias Santos Apóstolos, em Itaquaquecetuba; São Benedito, em Guararema; na Pastoral Vocacional Diocesana; e atualmente, Santa Cruz, em Mogi das Cruzes.
Escolheu como lema diaconal: "Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez em meu favor?" Sl 115(116)
Comments