Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Hiago Salesópolis

PARAIBUNA: Governo Municipal celebra a entrega oficial do calçamento da Rua Telmo Arnaut de Carvalho



Benfeitorias na via garantem mais qualidade vida e um local mais agradável a população.


O último domingo, 25 de julho, ficou marcado pela inauguração oficial das obras de calçamento da Rua Telmo Arnaut de Carvalho (Rua do Bosque Municipal), Região central da cidade.


A cerimônia aconteceu às 17:00 e contou com a presença do prefeito Vitão Miranda; do vice-prefeito, Dr. Machado; dos vereadores Janaína Andrade e André Baby; diretores municipais, Subsecretário da Juventude do Estado de São Paulo, Luiz Chrysostomo de Oliveira e a visita ilustre do Deputado Federal Samuel Moreira, parlamentar que enviou os recursos para a obra, após pedido da vereadora Janaína Andrade.


Em seu discurso, o prefeito Vitão ressaltou a importância da obra e aproveitou para agradecer o apoio de Samuel Moreira na disponibilização dos recursos destinados à benfeitoria da via.


“O Deputado Samuel Moreira é um grande parceiro de longa data da nossa cidade, já enviou outras verbas para várias obras em benefício da população paraibunense, por isso, agradeço muito essa parceria e amizade de seu trabalho que é reconhecido aqui na cidade de Paraibuna”, disse o prefeito Vitão.


O prefeito destacou ainda uma curiosidade em relação à obra: “Como a divulgação do calçamento da Rua Telmo Arnaut foi publicada no Diário Oficial, no primeiro dia do período eleitoral, em agosto, eu não poderia ter dado a ordem de serviço para a empresa vencedora da licitação executar o serviço, que só pôde ser iniciada após a eleição, na segunda quinzena de novembro. Saiu até um boato na época que a obra era eleitoreira e não iria acontecer nada, então, aqui está mais uma promessa cumprida da nossa gestão”, enfatiza Vitão.


O Deputado Samuel Moreira também enalteceu sua parceria com a cidade. “Todo recurso que a gente aplica aqui em Paraibuna vira realidade, então, pra nós é muito bom ter parcerias assim que dão frutos para cidade”, declarou o parlamentar.


A OBRA


Executada pela Engtec Engenharia e Tecnologia Ltda, vencedora da licitação da Prefeitura, a obra foi orçada inicialmente em R$ 400 mil, mas, durante a disputa no processo licitatório o custo caiu para R$ 344.500,84 uma economia de mais de 10% aos cofres públicos.


A emenda parlamentar repassada ao município contemplou toda a estrutura de calçamento com lombadas, instalação de uma ampla calçada modelo acessível para maior segurança dos pedestres e a construção de um muro de arrimo na divisa com o Córrego Lavapés.

“Antes, era muito dificultoso passar por aqui quando chovia; muitos pedestres também corriam o risco de acidente por terem que dividir espaço com os carros. Agora sim com a conclusão da obra ficou muito melhor e podemos ter a garantia de uma melhor qualidade de vida”, disse o morador da Rua Telmo Arnaut, Izuet Macedo.


Segundo o Governo Municipal, a Prefeitura fez a sua parte ao ter construído a calçada com maior acessibilidade para o público, ao longo do Bosque Municipal; já do outro lado da Rua a responsabilidade em construir a calçada cabe a cada morador, dentro do limite de seu imóvel.


Além das melhorias realizadas em benefício da via, a Rua Telmo Arnaut de Carvalho também ganhou duas floreiras instaladas pela equipe de funcionários do Consórcio Três Rios, empresa que presta serviços ao Município.


A coordenadora da equipe em Paraibuna, Mônica Machado, explicou a iniciativa. “Ao saber que uma grande árvore havia caído na Rua Telmo Arnaut em decorrência de uma forte chuva e ventos na região, o prefeito Vitão pediu para que aproveitássemos duas partes do tronco para abrigar as floreiras, foi quando fizemos todo o tratamento necessário para conservação da madeira que foi reaproveitada para embelezar ainda mais a Rua do Bosque Municipal”, concluiu.


Segundo a Prefeitura de Paraibuna, o calçamento na região faz parte de um projeto de revitalização desse importante logradouro público do centro da cidade, local muito frequentado por ser uma área de lazer com parquinho infantil e aparelhos de ginástica destinados à turma da melhor idade.



34 visualizações