Parceria com o Itaú Social busca fortalecer a educação no Alto Tietê
Programa Melhoria da Educação contará com atividades formativas para equipes das redes municipais; primeira atividade acontece na próxima semana
Com foco no fortalecimento da educação regional e no aperfeiçoamento de processos e instrumentos de gestão de políticas públicas educacionais, o CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê dá início a uma importante parceria entre a Câmara Técnica de Educação e a Fundação Itaú Social. A iniciativa vai oferecer, por meio da Oficina Municipal - Escola de Cidadania e Gestão Pública, atividades de formação humana e capacitação técnica voltadas aos dirigentes de educação dos 12 municípios consorciados em temas relacionados à gestão pedagógica, administrativa e financeira.
Ao longo do ano, de acordo com programação definida nesta quinta-feira (22/04) em reunião da Câmara Técnica de Educação, serão realizados encontros formativos em quatro eixos estratégicos: Gestão da Educação na Pandemia; Gestão Orçamentária da Educação Municipal; Gestão da Educação em Consórcios e Transição da rede municipal para a estadual.
O primeiro encontro formativo, por meio virtual, acontece na próxima semana e será dividido entre os dias 28 e 29 de abril. No dia 28 os temas serão a Gestão da Educação no Primeiro Ano de Mandato e a Colaboração Regional na Educação Municipal, com as participações do ex-secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério de Educação, Binho Marques, e do superintendente do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CODIVAR), Wilber Rossini. Já no dia 29 será abordada a percepção das famílias em âmbito nacional, estadual e territorial.
Para o coordenador da CT de Educação, Leandro Bassini, a ação fortalece a educação regional e abre diálogos sobre temas importantes. “É uma parceria muito produtiva com duas entidades de renome no cenário de gestão educacional, que vai proporcionar um intercâmbio de informações, experiências e ideias relacionadas a temas de fundamental importância para os municípios, ainda mais neste ano que conta com novas gestões na maioria das cidades e diante das dificuldades que a pandemia impôs a todos os gestores. Além disso, é uma iniciativa com propostas ousadas e desafiadoras, que vai fortalecer a educação regional”, disse.
As atividades serão mensais e o encerramento do projeto está previsto para dezembro.
Comments