Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Hiago Salesópolis

Projeto Recicla Cidade visa aumentar em 20% a coleta seletiva na região



Projeto piloto adotado nos municípios de Guararema e Salesópolis começa a ser desenvolvido em todo o Alto Tietê


Lançado nesta quinta-feira (29/04), num evento virtual, o projeto Recicla Cidade visa aumentar em 20% a coleta de materiais recicláveis na região do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, numa iniciativa em parceria com a ONG Espaço Urbano e apoio da empresa TetraPak.


O Recicla Cidade é inspirado no projeto piloto desenvolvido nos municípios de Guararema e Salesópolis desde 2017 e 2019, respectivamente, com resultados positivos. A expansão para os outros 10 municípios da região vem atrelada ao foco na melhoria e ampliação dos serviços de coleta seletiva, assim como na formação de catadores de materiais recicláveis para atuação de forma cooperada. Na etapa atual estão sendo realizados o mapeamento e diagnóstico dos municípios, com identificação das dificuldades, demandas, recursos e talentos disponíveis.


O secretário executivo do CONDEMAT e ex-prefeito de Guararema, Adriano Leite, também falou da experiência na implantação do projeto no município durante sua gestão. “Além de todo o valor ambiental, social e econômico do projeto, é muito bom ver o engajamento de toda a sociedade, dos alunos, comércios e da população em geral e a expansão dos resultados”, destacou.


Gestora de projetos da Espaço Urbano, Roseli Barbosa destacou o trabalho de parceria. “Essa iniciativa abre um mar de oportunidades para outras parcerias público-privadas e com isso o CONDEMAT pode se tornar referência, não somente para outros consórcios, mas para outras iniciativas em todo o país, com otimização de recursos e gestão eficiente”, disse.


A próxima etapa do projeto acontece em junho com o início da capacitação dos catadores de materiais recicláveis como agentes ambientais.

17 visualizações