Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Hiago Salesópolis

Região se prepara para retomada gradativa da atividade comercial


Fase de transição tem início no domingo e segue até o dia 30 de abril, com liberação gradual dos serviços não essenciais

As cidades do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê se preparam para a retomada gradativa das atividades comerciais e de serviços a partir deste domingo (18/04), conforme anunciado hoje durante atualização do Plano São Paulo, que determinou a fase de transição em todo o Estado pelas próximas duas semanas.



A flexibilização das medidas, com abertura gradual dos setores de comércios e serviços na região, é reflexo da queda nos índices da pandemia, sobretudo na taxa de ocupação de leitos, um dos principais critérios levados em consideração pelo Centro de Contingência do Coronavírus do Governo do Estado. Depois de quatro semanas seguidas com a taxa regional acima de 90%, nesta semana a média no Alto Tietê está abaixo de 85%.


“Graças a um esforço coletivo dos prefeitos e de toda a população, estamos saindo da pior fase e avançando com a liberação dos setores produtivos e retomada gradual da economia. Isso é muito importante para a manutenção de empregos e de empresas que são o alicerce econômico de milhares de famílias da região que estão sendo afetadas pela pandemia, porém ainda precisamos ter toda a cautela para não perdermos o trabalho feito até hoje”, disse o secretário executivo do CONDEMAT, Adriano Leite.


De acordo com a fase de transição, o setor do comércio, incluindo lojas de shopping centers, e os templos religiosos estão autorizados a funcionar presencialmente a partir de domingo, das 11h às 19h. Na semana seguinte, a partir de sábado (24/04), além dos estabelecimentos comerciais, podem retomar às atividades presenciais os serviços de restaurantes e similares; salões de beleza e barbearias; atividades culturais; parques; clubes e academias. O horário de funcionamento será das 11h às 19h, com exceção das academias, que poderão abrir das 7h às 11h e das 15h às 19h.


Para evitar aglomerações, a capacidade de ocupação permitida nos estabelecimentos na fase de transição será de 25%. O toque de recolher continua em vigência em todo o Estado, das 20h às 5h, assim como a orientação para o teletrabalho para as atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horário na entrada e saída das atividades do comércio, serviços e indústrias.

110 visualizações