top of page
Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Fique Bem Informado

Ricardo Nunes é reeleito prefeito de São Paulo

Hiago Salesópolis

Ricardo Nunes (MDB), 56, foi reeleito prefeito de São Paulo domingo (27 de outubro), que registrou recorde histórico de abstenção (31,54%). No cargo desde a morte de Bruno Covas (PSDB), em 2021, o emedebista se valeu de obras, articulação política e Tarcísio de Freitas (Republicanos) para vencer com folga Guilherme Boulos (PSOL), 42, no segundo turno.


Apuração do 2º turno das Eleições 2024:


O prefeito obteve 59,35% dos votos válidos (3,39 milhões) e o deputado federal, 40,65% (2,32 milhões) — índice de votos nulos foi de 6,75% (431 mil) e o de brancos, 3,67% (234 mil). O resultado final é similar ao de 2020, quando Covas (1980-2021) conquistou 59,38% dos votos, e e Boulos, 40,62%.


Em discurso após a vitória, Nunes agradeceu a Tarcísio, que foi ovacionado ao chegar ao comitê de campanha do prefeito, na zona sul da cidade, e só citou Jair Bolsonaro (PL) ao mencionar o vice, coronel Mello Araújo (PL), 53, indicado pelo ex-presidente. "Agradeço ao líder maior sem o qual esta vitória não seria possível, o meu amigo que me deu a mão na hora mais difícil", afirmou, ao lado do governador e de Gilberto Kassab, presidente do PSD.


Boulos, que acompanhou a eleição na Casa Portugal, na região central, agradeceu à sua vice, Marta Suplicy (PT), e aos eleitores que votaram nele. "A gente perdeu uma eleição, mas nesta campanha a gente recuperou a dignidade da esquerda brasileira.


Nunes vence em 54 das 57 zonas eleitorais

O prefeito avançou no mapa da cidade em comparação com Covas há quatro anos —em 2020, venceu o tucano havia vencido em 51 zonas eleitorais (São Paulo tinha uma zona a mais).


Neste ano, Nunes liderou também em zonas eleitorais em que Boulos e Marçal tinham vencido no primeiro turno, como os extremos da zona leste e a zona norte. O psolista só ganhou em três zonas eleitorais de São Paulo: Bela Vista (centro) e Valo Velho e Piraporinha (zonas eleitorais vizinhas na zona sul).

 

Comments


bottom of page