Técnicos da região visitam Departamento de Proteção Animal de Guarulhos
Técnicos da região visitam Departamento de Proteção Animal de Guarulhos
Visita aconteceu durante reunião ordinária da Câmara Técnica de Bem-Estar Animal.
Representantes dos municípios da região participaram de uma visita ao Departamento de Proteção Animal (DPAN) de Guarulhos, órgão responsável pelo procedimento de castração e adoção de cães e gatos no município, que serve como modelo para toda a região. A visita ocorreu durante a 3ª reunião ordinária da Câmara Técnica de Bem-Estar Animal do CONDEMAT - Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, na última sexta-feira (18/06).
O Departamento de Proteção Animal de Guarulhos é vinculado à Secretaria de Meio Ambiente do município. O órgão realiza castrações gratuitas de cães e gatos, além de campanhas educativas e de adoção, acolhimento e tratamento de animais.
Além do trabalho realizado no DPAN, o município possui dois castramóveis utilizados para campanhas de castração descentralizadas. Em média, são realizados de 1.000 a 1.100 procedimentos por mês (período sem pandemia).
O coordenador da Câmara Técnica, Leandro de Leon, falou da importância em promover este intercâmbio de projetos e experiências de políticas públicas da causa animal. “Guarulhos é um município que avançou bastante nas políticas de bem-estar animal e para nós é muito importante ter acesso aos projetos bem sucedidos para aplicarmos em nossos municípios”, disse.
A visita foi acompanhada pelo secretário de Meio Ambiente de Guarulhos , Thiago de Azevedo Lopes Fonseca e a diretora do DPAN, Andrea Viegas Bueno que falou sobre o Código de Proteção Animal de Guarulhos, documento que reúne leis e políticas públicas direcionadas ao bem-estar animal.
“Desde 2020 nós contamos com o Código de Proteção Animal de Guarulhos, documento que reúne leis e políticas públicas direcionadas ao bem-estar animal. Isso nos permitiu um avanço muito grande na causa animal, além do programa de castração, que é ferramenta fundamental para realizarmos o controle populacional de cães e gatos”, disse.
Os representantes dos municípios também conheceram o Zoológico de Guarulhos, que conta com mais de 500 animais silvestres, a maioria oriunda de apreensões em casos de tráfico ou vítima de atropelamentos.
Participaram da visita os técnicos de bem-estar animal das cidades de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano, além do vereador suzanense, Marcel da ONG, que na ocasião representou a Frente Parlamentar do Bem-Estar Animal
Comments