APAE de Biritiba Mirim completa 10 anos
top of page
Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Biritiba Mirim

APAE de Biritiba Mirim completa 10 anos


A APAE de Biriiba Mirim completa dez anos e a equipe do JP esteve com a presidenta da entidade Eva de Souza Faria e com Elisângela Rosa Farias, coordenadora que falaram sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos.


“Estou como presidente da APAE desde 14 de fevereiro de 2017 e durante esses 10 meses já tivemos várias conquistas, conseguimos diversos parceiros, mas sempre precisamos de mais para poder dar continuidade nos projetos”.


“Atualmente na APAE temos aulas de capoeira, de Jiu Jitso, oficina pedagógica, artesanato com as mães, atividades no ginásio de esportes que os alunos realizam na aula de educação física”.


“O prédio que utilizamos hoje é alugado e nós precisamos conseguir outro espaço, pois estamos com aproximadamente 90 assistidos e a previsão é de que venham ainda mais crianças e jovens para participar aqui conosco e o espaço está pequeno, fazemos estes projetos em dias alternados, entre manhã e tarde, sendo que na toda terça-feira eles vão para o ginásio de esporte realizar as atividades”.


“A assistência que a Prefeitura vem nos dando é relativamente boa, ela paga as despesas com o aluguel, água e luz e sede um veículo para as atividades externas, porém ainda temos algumas dificuldades com o transporte muitas crianças não vêm participar dos projetos da APAE devido à falta de transporte, por isso nem sempre todas estão presentes, pois muitos moram longe, são carentes e não tem acesso ao transporte, então se a prefeitura cedesse mais transportes nós iríamos conseguir abranger um numero maior de assistidos para participar conosco, pois cedem a van na terça-feira e na sexta feira durante meio período, se tivéssemos transportes para todos os dias com certeza viriam ainda mais crianças, então o que seria primordial para nós seria o prédio maior e a ampliação do transporte”.


“O prefeito Jarbas ficou de nos ceder o espaço da EMEI Edite no Bairro da Cruz das Almas para nós, pois irão desocupar o espaço, já estão transferindo as crianças para outra escola e disponibilizar aquele local para nós, então estamos no aguardo, pois para que possamos ir para lá é necessário fazer uma reforma”.


“A Secretaria de Assistência Social e a Federação nos vêm cobrando bastante sobre isso, pois era para estarmos em outro local desde o começo deste ano, caso isso não seja providenciado o quanto antes a APAE pode ser desfiliado de Biritiba Mirim, temos que estar em outro espaço já no começo do ano que vem para não corrermos este risco”.


“O prefeito nos deu sua palavra de que irá ceder o espaço e pelo que olhamos por fora ainda pode ser pequeno para a nossa demanda, mas ainda é melhor do que ficarmos aqui e sermos desfiliado”.


“Eu sonho com um terreno para que pudéssemos construir uma sede da APAE já com as instalações necessárias para nossos jovens e também uma quadra para que não houvesse a necessidade de utilizar um espaço de fora”.


“Mas peço para que as mães venham e tragam seus filhos, pois como sempre digo “Se eu não fizer pelo meu filho, ninguém vai fazer”, então que as mães insistam e tragam seus filhos para dar continuidade no tratamento e no futuro”, concluiu Eva de Souza Faria.


A coordenadora da APAE Elisângela Rosa Farias disse a nossa reportagem que: “Uma conquista muito interessante feita com a Presidenta Eva foi a alimentação para as crianças, ou seja o almoço, pois eles chegam tomam café, depois elas almoçam e as crianças do período da tarde chegam tomar café e depois eles jantam antes de irem embora, então nós já conseguimos parceiros que doam frango semanalmente, um açougue aqui de Biritiba Mirim que doa carne semanalmente para nós, agora temos um supermercado da cidade que esta doando leite, parceiros que doam verduras, doações de cestas básicas então conseguimos enriquecer bastante a parte da alimentação”.


“Para o natal iremos realizar o “Adote uma Criança”, como fazemos todos os anos”.


“E realizamos da seguinte maneira: a pessoa vem escolhe a criança para qual queira fazer a doação, que seria uma roupa, um brinquedo, um chinelo, pois nós temos crianças adultas, visto que atendemos crianças de 06 a 59 anos, mas eles ainda gostam de brinquedos, e nós já temos a nossa festa marcada para o dia 18 de dezembro no submarino”, disse.

23 visualizações
bottom of page