Como prevenir a febre amarela


A febre amarela é uma infecção do tipo viral (flavivirus), que pode ser transmitida por várias espécies de mosquitos e que pode causar danos no fígado, rins, coração e tracto gastrointestinal.

O nome febre amarela traduz a icterícia característica desta doença, podendo apresentar-se outros sintomas com febre, dores de cabeça, náuseas e vómitos, bem como dores musculares.


Para prevenir a febre amarela, deve entender-se como esta doença se transmite, podendo dividir-se em duas fases. A febre amarela ocorre predominantemente em países da América do Sul, Caraíbas e África e numa primeira fase é transmitida por primatas infectados, que após a picada, infectam o mosquito com a doença. Após esta contaminação desenvolve-se o ciclo urbano, onde a infecção é transmitida pela picada de mosquito às pessoas e de pessoa para pessoa.


Prevenção


A melhor forma de prevenir a febre amarela é a vacinação antes de viajar. Devido à gravidade desta doença e à facilidade de transmissão, é absolutamente recomendado que se imunize contra esta doença antes da viagem para países onde está presente a doença. A vacina contra a febre amarela tem uma validade de 10 anos, pelo que estará protegido(a) no caso de viagens futuras para países endémicos, durante este período de tempo.


SÁBADO É O DIA D PARA SE VACINAR


Neste sábado, 13 de janeiro a Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Salesópolis irá realizar um mutirão no Centro de Saúde das 9:00 às 15:00 para vacinar a população contra a Febre Amarela.

JORNAL DO POVÃO 

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon

Jornal do Povão - Aqui Você faz a Diferença