Carnaval 2018: G.R.E.S. Acadêmicos do Tatuapé
top of page
Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • São Paulo - SP

Carnaval 2018: G.R.E.S. Acadêmicos do Tatuapé


A reportagem do JP irá mostrar o carnaval de algumas das principais Escolas de Samba de São Paulo que estão participando do Grupo Especial em 2018.


A primeira que foi visitada por nossa reportagem foi a Acadêmicos do Tatuapé que foi campeão em 2017 e promete um desfile mais emocionante ainda com a homenagem ao Maranhão.


Conversamos com a assessoria de imprensa da Escola Acadêmicos do Tatuapé que será a quinta escola a desfilar na madrugada de sábado de carnaval, às 3:35, e que nos passou todos os detalhes.


A Acadêmicos do Tatuapé vem, a cada ano, surpreendendo o mundo do samba com desfiles que destacam o luxo e a criatividade de suas fantasias e carros alegóricos, o vigor e a qualidade dos seus sambas e, sobretudo, a vibração e garra de sua comunidade.


A cada ano a escola supera o desfile feito no ano anterior, fato amplamente reconhecido e comentado pelos principais nomes do samba paulistano. É inegável o crescimento da escola, a qualidade de seus desfiles e a consequente conquista de resultados, tudo isso acontecendo em tempo recorde, a atual campeã do carnaval paulista vai fazer em 2018 seu sexto desfile consecutivo no grupo especial.


Para chegar a esse estágio, a direção da escola investiu no trabalho coletivo, apostando nos talentos da comunidade em seus mais variados segmentos e, compartilhando responsabilidades, deu condições para que essas pessoas pudessem contribuir no projeto de carnaval, gerando assim uma equipe inspirada e consciente onde há espaço para que todos possam contribuir com suas habilidades individuais num amplo projeto coletivo.


O sonho em fazer um desfile extraordinário e campeão é o fator motivador dessa gente que abraçou a Tatuapé e que, diariamente, contribui para que esse sonho se torne realidade. A escolha do enredo, a pesquisa, a montagem da sinopse, a escolha do samba enredo, o descritivo das fantasias, alegorias e materiais, a montagem das pastas de jurados, tudo isso, hoje, é decidido e confeccionado por grupos formados a partir dos responsáveis por cada departamento da escola, com ênfase nas habilidades individuais dos colaboradores nos diferentes momentos de execução do desfile.


Acreditamos, fielmente, que esse modelo de gestão é o responsável pelo crescimento da nossa escola. O carnaval de 2018 será, novamente, carregado de emoções para a comunidade da Tatuapé, vamos fazer uma linda e emocionada homenagem ao Estado do Maranhão – Os tambores vão ecoar na terra da encantaria. Sob as bênçãos de São Jorge, nosso santo padroeiro, com muito trabalho, esforço e humildade, vamos em busca, novamente, do maior e melhor desfile de nossos 65 anos de vida.


Após o inédito campeonato em 2017, o G.R.E.S. Acadêmicos do Tatuapé preparou um espetáculo ainda melhor e maior para o carnaval 2018, estamos preparando o maior de todos os desfiles feitos pela escola nesses 65 anos de história. Para que este sonho se torne realidade envolvemos mais de 480 pessoas que trabalharam dia e noite neste projeto.


Chamamos a atenção para alguns detalhes de nosso carnaval, a criatividade de nossas fantasias e carros alegóricos, todos os 2.600 pares de calçados das alas foram decorados, todas as fantasias tem acabamento refinado na parte traseira, 20 mil peças de bordado, confeccionadas em Barra Mansa, foram utilizadas em fantasias e carros alegóricos, 480 blocos de isopor foram utilizados para a confecção de 320 esculturas, o finíssimo acabamento de arte plumária da escola consumiu mais de 1 tonelada de plumas e 50 mil penas de pavão, 500 mil pedras decorativas importadas, 13 mil rolos de espelho e 5 mil metros de pelúcia, num investimento que ultrapassou 4 milhões de reais. Não temos alas comerciais, nossas fantasias são doadas a nossa comunidade mediante o compromisso dos ensaios, boa parte do material utilizado na confecção de fantasias vêm do resultado de nosso trabalho árduo de recuperação e reciclagem de materiais.

41 visualizações
bottom of page