10° Edição do Circuíto de Sesc de Artes
top of page
Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Biritiba Mirim

10° Edição do Circuíto de Sesc de Artes


De 6 a 22 de abril, o Sesc São Paulo realiza o Circuito Sesc de Artes, evento que circula por 120 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, em municípios que não têm unidades da instituição em seu território. Com atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologias e artes, a decima edição do Circuito envolve 110 trabalhos artísticos com cerca de 400 artistas em mais de 1000 ações, todas gratuitas e livres para todos os públicos, que acontecem de sexta a domingo, das 16:00 às 21:30.


Nessa iniciativa, Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc SP, afirma que a instituição, voltada para a Cultura em seu espectro mais amplo, "realiza uma programação que alcança cidades do interior e do litoral que não contam com a presença do Sesc, que traz a marca da diversidade e da pluralidade, mobilizando todos os públicos em torno da Cultura". Miranda enfatiza que "realizar o Circuito Sesc de Artes em praças públicas, com acesso amplo e gratuito, colabora no fortalecimento das relações e das parcerias institucionais que se estabelecem localmente, pois assim mobiliza-se a comunidade em torno de atividades cujo caráter simbólico o Sesc entende como um direito fundamental de todos".


Para realização das atividades, o Sesc SP tem a parceria das prefeituras e sindicatos do comércio locais. Para a coordenação dos trabalhos, 21 unidades do Sesc em todo o Estado estão envolvidas na realização do evento que ocorre em cidades de suas regiões.


O Circuito Sesc de Artes leva programação cultural itinerante nas cidades do Alto do Tietê, como Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba; assim como municípios do Grande ABC, como Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. O roteiro de atividades envolve apresentações, vivências e oficinas realizadas em praças e ruas, neste evento que propõe a ocupação dos espaços públicos, ampliação das possibilidades de convivência e circulação de trabalhos artísticos.


Entre os destaques das atividades que acontecem em Poá e Biritiba-Mirim está o Trio Sinhá Flor, que apresenta rico repertório do forró tradicional em um trabalho de pesquisa e difusão da cultura nordestina.


No mesmo dia, a companhia de dança Cia. Soma apresenta o espetáculo Festim, a união de gestualidades contemporâneas através de danças tradicionais brasileiras.


Os dois municípios também recebem a comédia de rua Uma irremediável escolha, com o grupo paulista Desembargadores do Furgão, formado por músicos e palhaços que apresentam uma mistura divertida de elementos populares brasileiros com máscaras e músicas da Indonésia.


Em parceria com a Monstra Internacional de Cinema de São Paulo, cinco filmes serão exibidos em Poá e Biritiba, em um formato que convida o público a experimentar tecnologias imersivas e abrir novas possibilidades de narrativas e histórias onde o espectador se torna protagonista das ações.


Programação Poá e Biritiba As atividades abaixo acontecem em: Biritiba-Mirim, dia 14/04, sábado, na Praça São Benedito e na cidade de Poá, dia 15/4, domingo, no Pavilhão de Eventos Antonio Massa.

15 visualizações
bottom of page