Divisa entre Salesópolis e Biritiba Mirim: Prefeito Vanderlon pede reconhecimento da divisa na Justi
top of page
Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Estância Turística de Salesópolis

Divisa entre Salesópolis e Biritiba Mirim: Prefeito Vanderlon pede reconhecimento da divisa na Justi


A reportagem do JP apurou no meio político de Biritiba Mirim que o prefeito Jarbas Ezequiel de Aguiar, PV, já teria enviado ofício ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e ao IGC ( Instituto Geográfico e Cartográfico de São Paulo) para que a placa da divisa seja colocada no córrego que passa pelas proximidades da EE Vereador Elisiário Pinto de Moraes, no Distrito Nossa Senhora dos Remédios.


Se as mudanças se concretizarem a Estância Turística de Salesópolis não perderá somente em áreas para a cidade de Biritiba Mirim, mas também a Colônia Japonesa e principalmente a Barragem de Ponte Nova que é um dos principais atrativos turísticos.


Todas as tratativas possíveis junto ao IGC, reuniões, audiência no Distrito Nossa Senhora dos Remédios e a intervenção do deputado André do Prado foram feitas e agora com essa decisão restou ao prefeito Vanderlon buscar na justiça os direitos da Estância Turística de Salesópolis, referente a divisa com a cidade de Biritiba Mirim.


Na sessão da câmara municipal da Estância Turística de Salesópolis ocorrida na segunda-feira, 14 de maio os vereadores foram afirmaram que irão trabalhar para que a divisa entre as cidades de Biritiba Mirim e a Estância Turística de Salesópolis seja mantida onde está atualmente na fazenda Santa Clara, na rodovia SP 88. (veja pelos links abaixo).



Durante toda a semana estaremos ouvindo as opiniões dos políticos e população da Estância Turística de Salesópolis, Distrito Nossa Senhora dos Remédios e de Biritiba Mirim para sabermos a posição de todos em relação a esse problema que se arrasta há décadas e que desde o início do ano passado com a posse do prefeito Jarbas, a cidade de Biritiba Mirim requisitou a área em definitivo.


Para todos terem uma ideia da atual situação a prefeitura de Biritiba Mirim está recebendo repasses do governo proporcionalmente pela área que está em disputa e a Estância Turística de Salesópolis realiza os trabalhos de coleta de lixo e manutenção de estradas e pontes, além do transporte escolar e atendimento a todos os serviços públicos.


Se realmente isso vier ocorrer a Estância Turística de Salesópolis irá perder um dos principais atrativos turísticos que é a Barragem de Ponte Nova, construída na década de 70.


Por sua vez o prefeito da Estância Turística de Salesópolis Vanderlon Oliveira Gomes, PR disse a nossa reportagem que já entrou com pedido no MP para que haja uma intervenção e que o IGC reconheça o erro da divisa e que a mesma permaneça na Fazenda Santa Clara.

bottom of page