Dia do Pracinha Salesopolense
A Estância Turística de Salesópolis comemorou domingo, 10 de junho, o Dia do Pracinha Salesopolense, uma Lei de autoria do ex-vereador Antônio Rodrigues de Camargo Neto, Panca, que há 38 anos em um gesto de reconhecimento aos ex-combatentes da segunda guerra mundial prestou essa homenagem, que é comemorado todo segundo domingo do mês de junho.
A primeira parte das comemorações foi na Igreja Matriz de São José, onde foi celebrada missa com a presença dos familiares e políticos.
Em seguida todos seguiram até a Praça dos Expedicionários onde juntamente com os reservistas do ano de 2000 que prestaram juramento à Bandeira, prestaram mais homenagens aos ex-combatentes.
O presidente da câmara municipal vereador Nilson Satolu Imamura fez a abertura oficial e em seguida acompanhada pela Banda do Exército Brasileiro foram hasteados as Bandeiras Nacional, Estadual e Municipal.
O vereador Claudinei José de Oliveira falou da importância das comemorações do dia do Pracinha Salesopolense, que mesmo com o decorrer dos anos não perdeu sua essência e que hoje (10/06/2018) trinta anos após a aprovação da Lei que instituiu essa data e mesmo sem a presença dos ex-combatentes temos a honra de junto com seus familiares podermos estar prestando essa homenagem mais que justa a esses homens que lutaram bravamente na segunda guerra mundial.
O Coronel da Reserva Orlando Camargo, em suas palavras contou a história de seu pai Orlando Camargo, ex-pracinha que foi convocado para a segunda guerra, sem sequer saber que iria para a missão dos soldados brasileiros que era para defender a vida com amor, e quando Adolf Hitler se uniu para o ódio as tropas aliadas se uniram com amor, disse.
Ressaltou também a importância dos jovens que receberam o certificado militar, que serão o futuro de nosso país, e disse ainda que falta leitura para o povo brasileiro, que lê apenas quatro livros por ano em média, e pediu para que os jovens estudem e leiam bastante.
O prefeito Vanderlon Oliveira Gomes, falou da importância do amor e união de todos, ressaltando que deveremos reconhecer nossos irmãos como verdadeiros semelhantes e espelho de Cristo que ainda falta muito nos dias de hoje.
Para encerrar o evento foi colocada uma coroa de flores no monumento em homenagem aos Pracinhas Salesopolenses.