Momento Estética & Beleza - Chocolaterapia
top of page
Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Estância Turística de Salesópolis

Momento Estética & Beleza - Chocolaterapia


Ola queridas (os) Leitoras, nessa semana vamos falar um pouco do nosso queridinho “Chocolate”, na estética.

O QUE É A CHOCOLATERAPIA ?

A chocolaterapia é um tratamento de estética para aproveitar os benefícios do chocolate na beleza da pele. Aplica-se, sobre tudo em centros de beleza e spas e tem muita procura pelos bons resultados e pela sensualidade, assim como pelos efeitos relaxantes e capacidade de melhorar o estado anímico.

A chocolaterapia pode ser aplicada como um efeito anti-stress relaxando as tensões do rosto, estimulando a pele e melhorando o seu aspecto. Outra aplicação são as massagens e banhos de chocolate que hidratam a pele do corpo, atenuando até mesmo a celulite, reafirmando a pele e ajudando a esculpir a silhueta. Para além dos benefícios do chocolate juntam-se os da massagem.

COMO FUNCIONA ?

Não encontramos estudos científicos independentes que avaliem a certeza e os efeitos da chocolaterapia para além do que os esteticistas referem. No entanto, o chocolate tem uma grande componente em antioxidantes que combatem elementos envelhecedores da pele, como os radicais livres e a oxidação celular.

Também melhora a circulação e a qualidade dos vasos capilares (pequenos vasos sanguíneos da pele) graças aos polifenóis, família dos flavonóides como taninos, catequinas e epicatequinas.

Esta melhoria da circulação devido à chocolaterapia melhora o aspecto geral da pele. A chocolaterapia tem não só benefícios para a beleza, mas também para o bem-estar psíquico. Isto acontece devido à produção de endorfinas, que são uma das hormonas relacionadas com o bem-estar, o alívio da dor e da melhoria do desejo sexual.

BENEFÍCIOS DA CHOCOLATERAPIA:

  • Hidrata, nutre e tonifica a pele rejuvenescendo-a.

  • Antioxidante;

  • O chocolate ajuda a eliminar gorduras localizadas e gerais, ajudando a eliminar toxinas e beneficia a microcirculação cutânea, o que também atenua a celulite.

  • Remineraliza a pele, pois tem um grande conteúdo em magnésio, potássio e cálcio.

  • A chocolaterapia influencia o estado anímico e o sistema nervoso como se fosse um antidepressivo, anti-stressante e ansiolítico devido aos polifenóis, à teobromina e aos taninos.

COMO FAZER UMA SESSÃO CASEIRA DE CHOCOLATERAPIA:

Uma forma de testar os benefícios da chocolaterapia em casa é fazendo uma máscara de chocolate caseira. Vamos saber como:

INGREDIENTES:

  • Um terço de um copo de cacau em pó.

  • Água ate dar ponto de cobertura de bolo.

  • (Opcional) Um quarto de um copo com mel.

  • (Opcional) Três colheres pequenas de aveia.

PREPARAÇÃO:

Batem-se com força todos os componentes da máscara de chocolate caseira. Quando estiver homogenea pode passar na face, caso esteja muito frio, aquecer até a temperatura atingir os 30 graus ou até que fique a uma temperatura agradável para colocar na cara.

APLICAÇÃO:

Antes de aplicar a mascara de chocolaterapia caseira deve-se limpar a pele como habitualmente e colocar o chocolate com a pele bem seca.

Deixar a máscara de chocolate na face durante 10 á 20 minutos. Finalmente, retirar tudo com um pano húmido e de seguida hidratar com o creme habitual. Não aplicar mais do que uma mascara por semana.

COMO PODE O CHOCOLATE BENEFICIAR A NOSSA PELE ?

Os benefícios do chocolate são múltiplos, este revela-se importante na regeneração da pele graças às suas propriedades hidratantes, tonificantes e revitalizantes.

Ajuda igualmente na prevenção do aparecimento de rugas devido ao poder antioxidante e a presença de vitaminas A e E. Este estimula o metabolismo e a produção de serotonina no cérebro, que é a hormona responsável pela sensação de tranquilidade, relaxamento e felicidade. Mais uma razão para as apreciadoras de chocolate não terem desculpa para não defender os benefícios deste alimento.

QUAL A FINALIDADE DESTE TRATAMENTO ESTÉTICO ?

A nível estético ajuda no combate à celulite, já que o seu aroma leva à potencialização da secreção de endorfinas – hormonas responsáveis pelo bem-estar que ativam o sistema lipídico, apoiando a eliminação de gorduras.

As já referidas propriedades do cacau, em conjunto ajudam a controlar o envelhecimento da pele e a flacidez.

Ajuda igualmente a eliminar líquidos graças à teobromina, que auxilia o sistema renal, atuando como diurético. O único cuidado que se deve ter antes de realizar chocoterapia no rosto é conhecer bem o seu tipo de pele.

Existem no mercado alguns produtos de uso cosmético feitos à base de cacau que podem ser aplicados em casa. Entre eles, destaca-se um gel suavizante para pele com celulite, combinado com agentes redutores que ajuda no tratamento contra a acumulação de gordura.

Também estão disponíveis máscaras corporais, faciais que possuem antioxidantes e constituintes que vão estimular a renovação celular. Ainda a nível do cabelo se pode tirar benefícios do chocolate. Este é um excelente aliado na hidratação capilar. O tratamento à base de chocolate é indicado para cabelos que partem com facilidade e que não têm brilho.

A CHOCOLATERAPIA TEM CONTRA INDICAÇÕES ?

Este tipo de tratamento estético é contraindicado a doentes com tromboflebite, peles com micoses, pessoas alérgicas a chocolate e durante a gravidez.

1 - Melhora a silhueta (anticelulitico);

2 - Ajuda a ter mais elasticidade e combate a flacidez;

3 - Hidrata e revitaliza a pele (também deixa um aroma muito agradável);

4 - É rico em antioxidantes, que ajudam a combater o envelhecimento;

5 - O aroma acalma a mente, atua sobre o sistema nervoso como antidepressivo e favorece o bom humor, dá sensação de bem-estar e combate a ansiedade;

6 - Elimina a fadiga diária;

7 - Para o rosto, é hidratante, regenerante, anti-envelhecimento;

8 - Hidrata e tira o volume dos cabelos.

NA SAÚDE:

9 - Comer chocolate meio amargo reduz a tensão arterial. Segundo a pesquisa, publicada na revista científica Journal of Nutrition, os flavonóides, que estão presentes no cacau, são os responsáveis por aumentar a produção de óxido nítrico, uma substância que dilata as artérias. Isso faz com que haja uma redução da tensão arterial e da resistência à insulina, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.

10 - O chocolate amargo (por conter flavonoides e magnésio) aumenta a oxigenação do cérebro.

11 - A semente do cacau possui uma substância chamada feniletilamina, que também é produzida pelo cérebro quando a pessoa está apaixonada.

12 - De acordo com pesquisadores da Universidade Imperial College, de Londres, a teobromina, presente no chocolate, tem o poder de acabar com os ataques de tosse, sem causar efeitos colaterais.

13 - Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, mostrou que o cacau em pó possui duas vezes mais antioxidantes que o vinho tinto e três vezes mais do que o chá verde. A pesquisa revelou que o cacau se mostrou repleto de flavonoides, antioxidantes que podem ajudar a evitar o câncer e doenças cardíacas.

Fonte Diversas de Professores de Estética e artigos científicos E por Maria Helena – Mulher Moderna

Anny Andrade – Tecnóloga em Estética e Imagem Pessoal

Contato - (11) 96855-3101

bottom of page