Secretário estadual anuncia programas para fomentar o esporte nas cidades
top of page
Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Mogi das Cruzes - SP

Secretário estadual anuncia programas para fomentar o esporte nas cidades


O incentivo ao esporte como um instrumento eficaz para afastar as crianças e jovens da violência foi um dos destaques da audiência de integrantes do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê com o secretário estadual de Esportes, Aildo Rodrigues Ferreira, nesta quarta-feira (20/03), na Capital. Apesar das limitações financeiras, o secretário anunciou os três programas que o Governo irá priorizar neste ano e que as cidades da Região já podem pleitear para fomentar a prática esportiva.

“Remodelamos programas de acordo com o orçamento disponível e estamos estabelecendo parâmetros para ficar uma coisa mais justa e melhorar o atendimento aos municípios. Paralelo a esses programas, as cidades podem apresentar suas solicitações, como de obras de equipamentos, que vamos analisar e, dentro do possível, atender”, informou o secretário Ferreira.

Entre os programas anunciados está a nova versão do Esporte 100, que contempla a construção de quadras de futebol society, agora com arquibancada, iluminação, quadra externa para basquete 3x3 e uma academia ao ar livre. Outro é o Centro de Formação de Atletas, que foca na disponibilidade de estrutura para o desenvolvimento de escolinhas esportivas. Ambos os programas estão na etapa final de regulamentação, que trará os requisitos e exigências para atendimento. No primeiro programa, por exemplo, a contrapartida dos municípios será a disponibilidade da área.

“Os municípios do Alto Tietê já devem protocolar ofícios comunicando o interesse em participar desses programas”, orientou o secretário estadual.

A terceira linha de atuação da Secretaria é distribuição de materiais esportivos para as cidades, que deve começará nos primeiros dias de abril. Serão entregues kits com bolas, medalhas e uniformes.

“É importante essa objetividade para que os municípios saibam o que solicitar e no que existe chance de ser atendidos”, ressaltou o vice-presidente do CONDEMAT e prefeito de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima, que participou da audiência com o prefeito de Biritiba Mirim, Walter Tajiri.

Os coordenadores da Câmara Técnica de Esportes do CONDEMAT, Luiz Gustavo Santana e Sidnei Calil, apresentaram um resumo das ações promovidas pelo consórcio para promover a integração esportiva das cidades e preparar os municípios para os Jogos Regionais. O secretário Aildo também foi convidado a participar da abertura da 2ª Taça CONDEMAT de Futsal no próximo sábado.

Participaram da audiência os secretários de Esportes de Guarulhos, Rogério Hamam; de Mogi das Cruzes, Nilo Guimarães; de Santa Isabel, Thiago Pierre; e de Suzano, Arnaldo Marin Junior.

12 visualizações
bottom of page