A convite de Bertaiolli, ministro vem a Mogi visitar as unidades do Minha Casa Minha Vida
top of page
Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Mogi das Cruzes - SP

A convite de Bertaiolli, ministro vem a Mogi visitar as unidades do Minha Casa Minha Vida


A convite do deputado federal Marco Bertaiolli, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, visitará Mogi das Cruzes no próximo sábado, 6 de abril, para conhecer os empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida construídos na cidade. Depois, eles seguem ao 34° Festival de Outono Akimatsuri.

Quando foi prefeito de Mogi das Cruzes, entre 2008 e 2016, Bertaiolli construiu 5.240 unidades e beneficiou cerca de 19 mil pessoas. Grande parte formada por idosos, pessoas com deficiência e antigos moradores de áreas de risco. A implantação do programa habitacional no município se tornou uma referência na Região Metropolitana do Estado de São Paulo.

“O ministro Gustavo Canuto vai usar o modelo adotado em Mogi das Cruzes para planejar o relançamento deste importante programa”, adiantou o parlamentar.

Ao construir um empreendimento, Bertaiolli também se preocupou em implantar toda infraestrutura necessária na região. Antes de entregar as 1.720 unidades localizadas na avenida Kaoru Hiramatsu, na Porteira Preta, por exemplo, a avenida foi duplicada, foram instaladas redes de água e de esgoto, houve a construção de creches, de um Centro Municipal de Programa Educacional (Cempre), com período integral, e de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.

“Transformamos a Porteira Preta em um novo bairro, e um novo polo de crescimento”, destacou Bertaiolli. "Construímos ali praticamente uma nova cidade, já pensada justamente para proporcionar qualidade de vida a estes novos moradores. Foi um projeto audacioso. Além dos apartamentos, entregamos creches, um Cempre, a UPA, que passou a fazer os atendimentos de urgência e emergência em regime de 24 horas, e duplicamos a via, que deixou de ser uma estradinha para se tornar uma avenida moderna e segura, com duas pistas em cada sentido, ciclovia, canteiro central com iluminação e calçadas", lembrou o deputado.

Além de oferecer toda infraestrutura, outra prioridade foi com a adaptação das famílias. Ao longo de um ano, após a ocupação dos moradores, a Prefeitura de Mogi das Cruzes manteve assistentes sociais em contato direto com as famílias.

Ministério importante:

O Ministério do Desenvolvimento Regional é um dos mais importantes do governo do presidente Jair Bolsonaro. Canuto gerencia as iniciativas que estavam sob responsabilidade dos antigos Ministérios das Cidades, do Meio Ambiente e da Integração Nacional. Além do Minha Casa Minha Vida, o ministro é responsável, por exemplo, pelos projetos de pavimentação e urbanização e de esgotamento sanitário. Passou a ser um dos maiores interlocutores do Governo Federal com os municípios brasileiros.

Os empreendimentos a serem visitados no sábado ainda serão definidos. Após conhecer as unidades habitacionais, Canuto e Bertaiolli irão participar, por volta das 13 horas, do 34° Festival de Outono Akimatsuri, realizado no Centro Esportivo Bunkyo. Uma das festas mais tradicionais da colônia japonesa no País.

14 visualizações
bottom of page