Greve geral desta sexta-feira está mantida mesmo após liminar da Justiça, segundo centrais sindicais
top of page
Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Estância Turística de Salesópolis

Greve geral desta sexta-feira está mantida mesmo após liminar da Justiça, segundo centrais sindicais


Centrais sindicais estão convocando uma greve geral na sexta-feira, 14

Greve geral desta sexta-feira está mantida mesmo após liminar da Justiça, segundo centrais sindicais

Decisão de multar setor de transportes caso a paralisação deste serviço ocorra não muda expectativa de sindicatos para a greve; sindicatos de professores das redes pública e particular aderiram a greve geral convocada para a próxima sexta-feira, 14, está mantida, de acordo com líderes de centrais sindicais, mesmo após a Justiça ter concedido liminar que obriga o funcionamento do Metrô e da CPTM e a circulação de ônibus em São Paulo. A Prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio nesta sexta.

Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM), a Justiça determinou que o Metrô mantenha 100% do quadro de funcionários nos horários de pico e 80% no restante do dia e na CPTM, 100% do quadro de servidores em todo o horário de operação.

A pauta principal da greve geral, segundo centrais sindicais, é manifestar repúdio à proposta do governo para a reforma da Previdência, mas também estão entre as reivindicações maior geração de empregos formais, retomada do crescimento da economia e protestar contra o contingenciamento na Educação

O presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antonio Neto, afirma que a expectativa para a greve é que os trabalhadores da categoria de transportes mantenham a adesão. “A liminar é esdrúxula, vai contra a constituição. Os trabalhadores decidiram por ela. Eles vão enfrentar a greve apesar disso”, disse.

Para Neto, a liminar não deve afetar a convocação da sexta-feira, já que a ideia é que as categorias e a população parem. “Não estamos preocupados com a manifestação. Queremos as ruas vazias, o povo em casa.”

O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves Juruna, ressalta que a convocação à greve não é só para o setor de ônibus, metrô e trem. Segundo ele, engloba todas as categorias. “Não estão fazendo greve para prejudicar a população. Não há motivo para gastar combustível e eletricidade se o povo nao vai trabalhar. Com todo respeito aos juízes, foi precipitada a decisão."

O presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, afirmou que a decisão de manter 100% do quadro de funcionários do Metrô e CPTM trabalhando no dia da greve é “incoerente com a legislação brasileira”. “Como podem exigir numa greve que se trabalhe 100% dos funcionários? Eu nunca vi isso, vamos tentar sensibilizar”, disse. O posicionamento da UGT, segundo Patah, é tentar reverter a situação na Justiça até a meia-noite desta quinta-feira, 13.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, reforça que o setor de transporte estará de greve. Porém, ele afirma que, caso haja multa para a categoria, por causa da liminar concedida, o prejuízo financeiro será diluído entre todas as centrais sindicais, “em solidariedade”. João Juruna, da Força Sindical, também informou que o custo será diluído. “Se chegar multa para eles, as centrais vão discutir os valores e o que será feito.”

Estância e Região:

A reportagem do JP entrou em contato com o presidente do Sindicato dos Servidores na Administração Pública de Salesópolis, Santa Branca, Biritiba Mirim e Paraibuna, Antônio Alves e através de sua assessoria Jairo Salgado de Souza, foi informado que haverá manifestações nesta sexta-feira, 14 de junho.

Na cidade de Santa Branca as manifestações irão ocorrer a partir das 10:00 na Praça Ribeiro Leite, que está localizada atrás da Igreja Matriz; às 12:00 será na Estância Turística de Salesópolis, na Praça Padre João Menendes e em Biritiba Mirim às 14:00 na Praça São Benedito.

bottom of page