Parceria entre CONDEMAT e USP capacitará 50 professores das redes municipais em curso de Surdoceguei
top of page
Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • CONDEMAT

Parceria entre CONDEMAT e USP capacitará 50 professores das redes municipais em curso de Surdoceguei


Primeira etapa terá duração de 12 meses, com aulas semanais para profissionais dos 11 municípios da Região no Complexo Educacional Mirambava, em Suzano

Uma parceria do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê com a Universidade de São Paulo (USP) possibilitará a capacitação, a partir desta quinta-feira, 1 de agosto, mais de 50 professores das redes municipais de educação no curso de extensão universitária “Aperfeiçoamento na Área da Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial”, desenvolvido com a Associação Educacional para Múltipla Deficiência (Ahimsa) e Centro de Recursos em Deficiência Múltipla, Surdocegueira e Deficiência Visual.

As aulas, sem qualquer custo para os participantes, serão ministradas por profissionais da USP todas as quintas-feiras à noite, no Complexo Educacional Mirambava, em Suzano. O curso tem duração de 12 meses e está previsto a realização de um segundo módulo, sobre “Comunicação para Pessoas com Surdocegueira Congênita e Pessoas com Deficiência Múltipla Sensorial”, com mais 12 meses de duração.

As 50 vagas disponibilizadas pela USP na parceria com o CONDEMAT foram divididas entre as Secretarias de Educação dos 11 municípios que integram o consórcio, com a indicação dos profissionais que trabalham com educação especial, atuam na inclusão de alunos com deficiência e têm perfil multiplicador.

O curso é coordenado pelas professoras-doutoras Shirley Rodrigues Maia e Karina Soledad Maldonado Molina, que participou de uma reunião com a Câmara Técnica de Educação do CONDEMAT em maio, onde explicou o conceito de surdocegueira e a proposta de capacitação aos secretários municipais de Educação do Alto Tietê.

Surdocegueira é uma deficiência em que a pessoa apresenta perdas auditivas e visuais concomitante em diferentes graus, o que a leva a desenvolver diferentes formas de comunicação para entender e interagir com outras pessoas.

“A inclusão de alunos com deficiência é um desafio para os municípios e as pesquisas indicam que conhecimentos específicos dos professores permitem atividades pedagógicas que promovem o desenvolvimento dos alunos com surdocegueira. Esse curso de extensão oferecido pela USP, Ahimsa e Adefav é referência e o fato de ser realizado na Região facilita o acesso dos nossos professores sendo, portanto, uma grande oportunidade para a educação em todos os municípios do Alto Tietê”, avalia o professor Leandro Bassini, coordenador da Câmara Técnica de Educação do CONDEMAT.

O Complexo Educacional Mirambava fica na Rua Campos Salles, 884, no Centro de Suzano.

16 visualizações
bottom of page