ESTÂNCIA: Começam as festividades do Rio Tietê
top of page
Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Estância Turística de Salesópolis

ESTÂNCIA: Começam as festividades do Rio Tietê

Teve início na manhã de sexta-feira, 20 de setembro, as festividades em comemoração ao dia do Rio Tietê, que será comemorado no próximo domingo dia 22, com a chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, dentro do Projeto Tietê Esperança Aparecida, que tem como um dos idealizadores o Padre Padre Palmiro Carlos Paes.

O prefeito da Estância Turística de Salesópolis Vanderlon Oliveira Gomes, PL, juntamente com o vereador Paulo César Monteiro, PPS e o Primeiro Sargento PM Sérgio Santos Martins, hastearam os pavilhões, Nacional, Estadual e Municipal na Praça Padre João Menendes. Logo em seguida houve as premiações dos alunos das Escolas Municipais que participaram do Projeto Veolia, Ao Redor da Ibero-América, 2019, com o tema: Reciclagem Criativa – A Proteção da Biodiversidade nos Oceanos, que teve como ganhador a nível municipal e nacional o aluno da EMEF Sônia Maria da Fonseca, João Lucas Ardachnikoff, que em novembro estará representando o Brasil na cidade de Bogotá, na Colômbia.

João Lucas Ardachnikoff, ganhador do Projeto foi homenageado pelo prefeito municipal da Estância Turística de Salesópolis, Vanderlon Oliveira Gomes, PL; pelos representantes da Cia. Suzano de Papel e Celulose, Adriano Silva Martins e da Veolia, Liziane de Rosso Eymael, além de sua professora Analy Lorca; diretora da EMEF Professora Sônia Maria da Fonseca, Jane Cardoso, secretária municipal de Educação, Silvana de Fátima Nascimento e da Coordenadora de Projetos, Bernadete da Penha de Souza. Em terceiro lugar a nível municipal ficou o aluno Samuel Danilo Almeida Prado 5 ano A e em segundo lugar a aluna Clara Isabelly de Morais Gontijo 5 ano A, da classe da professora Professora Silvana Bigaski, da EMEF Mestra Henriqueta.

SAIBA MAIS COMO FOI REALIZADO O PROJETO AO REDOR DA IBERO-AMÉRICA

Campanha ambiental aborda reutilização de plásticos para proteger a biodiversidade nos oceanos em escolas do Vale do Paraíba e Alto Tietê Concurso Ao Redor da Ibero-América é realizado com alunos de escolas públicas do Vale do Paraíba e Alto Tietê; vencedor nacional ganhará viagem para a Colômbia A campanha Ao Redor da Ibero-América, concurso ambiental promovido pela Veolia Brasil, juntamente com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), com alunos do 5º ano de escolas municipais, chega à sua 14ª edição.

O tema abordado esse ano é Reciclagem e Reutilização de Plásticos, com o objetivo de mostrar as diferentes formas de utilizar o material de forma responsável e criativa. A temática aborda a proteção e biodiversidade dos oceanos, uma vez que esse assunto tem se tornado o centro de debates para eliminar o descarte de plásticos nos oceanos em prol de um meio ambiente saudável e protegido para os animais marinhos.

A campanha Ao Redor da Ibero-América é realizada em sete países da América Latina onde a Veolia tem atividades: Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, México e Equador. Do Brasil participam escolas municipais do Estado de São Paulo: Sorocaba, Iperó, Alumínio e Vale do Paraíba, Alto Tietê e Santa Catarina: Antônio Carlos, Biguaçu, Tijucas, Palhoça, Camboriú, Blumenau e São José. No Vale do Paraíba e Alto Tietê, participam as cidades de Santa Branca e Salesópolis.

Até o mês de agosto, os professores trabalharão em sala de aula atividades com o tema abordado na campanha com o material do Ao Redor da Ibero-América. Cada aluno irá preparar um aquário feito com materiais recicláveis e um animal marinho que deve ser protegido no oceano. O vencedor nacional ganhara uma viagem pedagógica para a Colômbia, em novembro, onde encontrará com os ganhadores dos outros países participantes.

“Esta campanha levanta uma questão muito importante, a preservação da vida no meio ambiente e dos recursos naturais. Leva também à reflexão sobre o que fazemos e o que podemos fazer para deixar um Planeta mais saudável para essa e as próximas gerações. Sobretudo, a campanha é uma oportunidade de incentivar as crianças que ainda estão em formação a serem agentes de transformação na própria comunidade.”, destaca o Diretor Geral da Veolia Brasil, Pedro Prádanos.

Sobre a Campanha Ao Redor da Ibero-América

A Campanha Ao Redor da Ibero-América teve início em 2005 com o objetivo de garantir que as crianças sejam ambientalmente informadas e preparadas para desenvolver atitudes e habilidades práticas que melhorem sua própria qualidade de vida e da comunidade onde vive.

Por essa razão, o treinamento é focado em questões como sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, que as educa em valores de respeito à diversidade, ao espaço comum, social e cultural e às vidas de todos os seres vivos do planeta.

Sobre a Veolia

O grupo Veolia é a referência mundial em gestão otimizada dos recursos. Presente nos cinco continentes com mais de 171.000 colaboradores, o Grupo concebe e implementa soluções para a gestão da água, dos resíduos e da energia, que fomentam o desenvolvimento sustentável das cidades e das indústrias.

Com suas três atividades complementares, Veolia contribui ao desenvolvimento do acesso aos recursos, à preservação e renovação dos recursos disponíveis.

Assista na integra a transmissão ao vivo da abertura da Festa do Rio Tietê 2019, na Estância Turística de Salesópolis:

bottom of page