Marcus Melo assume o CONDEMAT e anuncia primeiras ações
top of page
Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Mogi das Cruzes

Marcus Melo assume o CONDEMAT e anuncia primeiras ações


Nova diretoria do Consórcio do Alto Tietê tomou posse nesta quinta-feira e dia 16 tem primeira agenda oficial com o Governo do Estado. Entre as novidades para 2020 está a criação da Câmara Técnica de Agricultura

O prefeito Marcus Melo, de Mogi das Cruzes, assumiu na manhã do dia 2 de Janeiro a presidência do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento do Alto Tietê. Entre as primeiras ações anunciadas pela nova diretoria estão a aproximação com o Governo do Estado, já com uma audiência agendada para o próximo dia 16 com o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido; a capacitação de técnicos dos municípios para elaboração de projetos e captação de recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos); apoio às prefeituras na adequação das novas regras do Governo Federal para os repasses financeiros da saúde e também da nova legislação previdenciária; e a readequação das Câmaras Técnicas.

“Essas são algumas das pautas importantes que o CONDEMAT trabalhará neste ano. Os prefeitos também irão apresentar as suas demandas prioritárias para que possamos mapear as necessidades e priorizar as agendas com o Estado e Governo Federal”, ressaltou o presidente Marcus Melo, logo após a assinatura do termo de posse. “O mais importante é fortalecer o vínculo entre as cidades porque estamos aqui para trabalhar pelo Alto Tietê”, acrescentou.

Nas Câmaras Técnicas, que atuam no apoio direto ao Conselho de Prefeitos, a nova diretoria do CONDEMAT criou o grupo de trabalho permanente da Agricultura e unificou as Câmaras de Assistência Social e Políticas Públicas para Mulheres, além da alteração em algumas coordenações. Na gestão 2020, o Consórcio atuará com 14 Câmaras Técnicas Permanentes e quatro Especiais, entre elas, a do Legislativo. “Vamos fortalecer a aproximação com o Legislativo dos municípios”, adiantou o presidente.

Com o Governo do Estado, a primeira agenda será no próximo dia 16 para tratar do desassoreamento dos rios e de um plano de ação emergencial com o secretário Marcos Penido, de Infraestrutura e Meio Ambiente. Também é aguardada uma audiência para esse mês com o vice-governador Rodrigo Garcia para tratar, entre outros assuntos, da proposta de implantação de pedágio na Rodovia Mogi-Dutra.

“Será preciso muita união dos prefeitos neste ano para que os nossos pleitos possam ser conduzidos da melhor maneira possível com as outras esferas governamentais”, disse o vice-presidente do CONDEMAT, Vanderlon Gomes, prefeito de Salesópolis. “A proximidade com o Governo do Estado será essencial para que todos os prefeitos consigam executar bem o seu papel e atrair investimentos para o Alto Tietê”, acrescentou o prefeito Guti, de Guarulhos, que é o segundo tesoureiro.

“Tenho a certeza de que o novo presidente saberá conduzir e fazer as aproximações necessárias para desenrolar também alguns assuntos que o CONDEMAT vem tratando há tempos, como a definição da alça de acesso do Rodoanel, a abertura das portas do Hospital das Clínicas Auxiliar de Suzano Rodrigo, e o desassoreamento dos rios para o controle das enchentes. Será uma gestão de sucesso para tornar o Consórcio ainda maior”, concluiu o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, que agora está à frente do Conselho Fiscal do CONDEMAT, depois de ter presidido o Conselho de Prefeitos nos últimos dois anos.

O CONDEMAT é formado pelas cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano.

8 visualizações
bottom of page