Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Hiago Salesópolis

Acidente entre barco e Jet Sky deixa uma mulher morta em Santa Branca



Um grave acidente entre um barco e um Jet Sky que ocorreu na cidade de Santa Branca, na TOCA DO LEITÃO, no início da noite de domingo 17 de janeiro, deixou uma mulher morta e três feridos.


A Polícia Militar de Santa Branca foi acionada por volta das 20:50 de domingo e a equipe com o Cabo Leonardo e Soldado W. Rodrigues com a Viatura I 41159 seguiram até a TOCA DO LEITÃO para atender a ocorrência em apoio ao Corpo de Bombeiros da cidade de Jacareí, com a Viatura UR 11110 e também com a Viatura do SAMU de Santa Branca que socorreu as vítimas até a Santa Casa de Jacareí.


O condutor do Jet Sky, que teria causado o acidente, foi conduzido até o 1ª DP na cidade de Jacareí onde foi ouvido pelo Delegado de plantão que elaborou o Boletim de Ocorrência da Polícia Civil por Homicídio Culposo e Lesão Corporal Culposa, sendo o mesmo liberado em seguida.


Verão: O mês que mais ocorrem acidentes marítimos


Durante o verão e período de férias, muitas pessoas procuram diversão em cachoeiras, lagoas e rios. Atraídas pela sensação de refrescância e descontração, a população busca aproveitar as muitas belezas naturais de Santa Branca e as muitas regiões banhadas por água.


Entretanto, é preciso estar atento aos riscos de afogamento e outros acidentes comuns neste tipo de passeio.


Para evitar que a diversão vire tragédia, é fundamental seguir normas de segurança preconizadas pelo Corpo de Bombeiros, mas infelizmente, tristes estatísticas comprovam que, muitas vezes, a negligência e a desatenção causam acidentes, inclusive com perda de vidas.


Cuidado


Nas estatísticas do Corpo de Bombeiros, janeiro é considerado o mês mais crítico do ano para acidentes dessa natureza, seguido de dezembro. No período, há um aumento médio de 30% na quantidade de fatalidades em comparação aos outros meses do ano.


Para evitar que o período de férias e de descanso com a família seja interrompido por uma tragédia ou por um acidente grave, é preciso seguir algumas dicas, que são extremamente simples.


Ao avistar uma pessoa se afogando, o mais correto é buscar ajuda de um serviço de emergência.


Caso a pessoa não tenha capacitação para realizar um salvamento, a orientação é que jamais o faça. No máximo ofereça um objeto flutuante para que a vítima possa se apoiar. Ao presenciar um afogamento, ligue, imediatamente para o 193.


A seguir, confira as principais dicas de segurança em programas aquáticos:


– Nunca nade sozinho;


– Crianças só devem nadar sob supervisão de um adulto;


– Não entre na água após ingerir bebidas alcoólicas, pois o álcool afeta os sentidos dos banhistas;


– Não entre na água em locais que você não conheça. Antes disso, descubra características do local, como profundidade e força da correnteza;

– Nunca ultrapasse faixas e placas de avisos de perigo. Sempre fique atento à sinalização de segurança do local;


– Não entre na água após refeições pesadas por causa do risco de cãibras;


– Não salte de locais elevados para dentro da água e nem mergulhe de cabeça, pois a água pode esconder tocos de madeira, pedras e objetos pontiagudos;


– Evite brincadeiras de mau gosto, como: “caldos”, “trotes” ou “saltos”;


– Não se afaste da margem;


– Se começar a chover e relampejar, saia da água;


– Nunca nade perto de embarcações, por causa do risco de ser atingindo por elas;


– Em caso de afogamento, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar (193);


– Sempre procure nadar em locais onde há a presença do Corpo de Bombeiros Militar ou guarda-vidas.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Social Icon

Jornal do Povão - Aqui Você faz a Diferença

© Copyright 2021