Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Hiago Salesópolis

Acidentes envolvendo bicicletas crescem 500% em Ferraz de Vasconcelos (SP)


De janeiro a julho de 2020 aconteceram duas colisões sem vítimas fatais. Já no mesmo período de 2021 foram 10 acidentes em Ferraz de Vasconcelos, sendo 6 colisões e 4 atropelamentos, também sem mortes.

São Paulo, fevereiro de 2022 - Segundo dados da Infosiga e do Samu de Ferraz de Vasconcelos (SP), houve um crescimento de 500% dos acidentes envolvendo bicicletas entre 2020 e 2021. Entre os meses de janeiro a julho de 2020, aconteceram na cidade duas colisões com vítimas lesionadas levemente. Já entre o mesmo período de 2021, os números foram muito maiores, com seis colisões e quatro atropelamentos - nenhum com vítimas fatais. Os dados foram obtidos com exclusividade pela Kakau via Lei de Acesso à Informação.


O estado de São Paulo também registrou o crescimento nos números de ciclistas envolvidos em acidentes. Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) apurou que entre janeiro e maio de 2021 foram 1950 pessoas envolvidas, número 23% maior que o registrado no ano anterior.


Já faz tempo que adotar as bicicletas para se locomover está ligado a hábitos mais sadios, divertidos e sustentáveis. Uma pesquisa realizada durante 18 anos pela Universidade inglesa de East Anglia revelou que pedalar até o trabalho aumenta a sensação de bem-estar e é melhor para a saúde mental do que dirigir.

E a busca por mais segurança nos deslocamentos durante a pandemia só fez crescer o número de magrelas nas ruas, refletindo no crescimento do comércio desse tipo de veículo. Segundo pesquisa feita pela Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), o ano passado registrou um aumento de 34% no número de vendas em todo o Brasil.


"A partir do momento que o ciclismo começa a ser uma prática recorrente do brasileiro, é preciso melhorar com urgência a infraestrutura. A tendência é que continue havendo um aumento no número de acidentes envolvendo bicicletas e pedestres. É preciso proteger-se", explica o CEO da Kakau, Henrique Volpi.


Ferraz de Vasconcelos é conhecida por suas trilhas para trekking e principalmente mountain bikes, com destaque para a Trilha dos Quartos. Inclusive no Wikiloc, site que disponibiliza trajetos gravados pelos próprios utilizadores, e reúne diversas opções de passeios.

Precaução é mais do que necessária - Pedalar em estradas, ruas, parques ou ciclovias exige o máximo de cuidado. E, por mais atenção que se tenha, muitas vezes é difícil evitar o envolvimento em um acidente, seja com um veículo ou mesmo um pedestre.


“Por isso mesmo é necessário pensar na necessidade de contratação de um seguro para bicicletas tanto tradicionais quanto elétricas”, conta Henrique Volpi.


Pensando na segurança, Volpi enumera ainda cinco cuidados importantes para evitar acidentes ao andar de bicicleta:

  • Certifique-se de que sua bicicleta está segura: O primeiro passo para evitar acidentes ao andar de bicicleta é certificar-se de que ela esteja em condições antes de pedalar. Verifique os freios, infle os pneus adequadamente e ajuste o assento à sua altura.

  • Seja visto pelos motoristas: Os ciclistas muitas vezes não são vistos pelos motoristas. Para ajudar a evitar acidentes, você deve usar roupas claras e refletores, especialmente se estiver andando à noite

  • Evite os perigos: Tenha cuidado com quaisquer condições perigosas, como buracos, derramamentos de óleo, animais mortos ou galhos quebrados.

  • Obedeça a todos os sinais de trânsito: Como ciclista, você precisa seguir todas as regras. Isso significa parar nos sinais, usar sinais manuais e andar em ciclovias, quando houver

  • Não vá contra o fluxo do trânsito: Vá com o fluxo de tráfego. É melhor sempre andar de bicicleta com o fluxo, não contra ele.

25 visualizações