Alto Tietê entra na fase laranja a partir da semana que vem
top of page
Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Hiago Salesópolis

Alto Tietê entra na fase laranja a partir da semana que vem



Na reclassificação do Plano SP, região volta para a fase laranja e terá restrições da vermelha nos dias úteis, após as 20 horas, e integralmente nos finais de semana


A partir da próxima semana a região do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê volta para a fase laranja, com restrições da vermelha nos dias úteis (após as 20 horas) e integralmente nos finais de semana, conforme reclassificação desta sexta-feira do Plano SP, válida até o próximo dia 7.


O retrocesso é reflexo do aumento do número de casos, internações e óbitos. Em todo o Estado, sete regiões ficaram na fase vermelha e 10 entraram na laranja. A mudança implica na redução do horário de funcionamento de comércios e serviços para oito horas/dia durante a semana, com limitação de atendimento até 20 horas e 40% da capacidade. No período das 20 às 6 horas só podem funcionar os estabelecimentos essenciais. O mesmo vale para os finais de semana (30 e 31 de janeiro e 6 e 7 de fevereiro).

“As prefeituras farão os seus decretos municipais, de acordo com as regras do Estado, para que os estabelecimentos possam se adequar. A fase laranja volta a limitar o processo de retomada econômica, mas reflete a pressão das estatísticas de saúde e não é uma situação localizada. Estamos vendo isso em vários estados e no mundo”, disse o secretário executivo do CONDEMAT, Adriano Leite.

O Alto Tietê registra uma taxa de ocupação de leitos em UTI Covid de 74,6%, superior à da Grande São Paulo, que está em 71,6%. Só nos últimos 14 dias a região registrou 988 novas internações entre casos confirmados e suspeitos. Atualmente, a região conta com 593 leitos nos hospitais públicos estaduais e municipais, sendo 239 de UTI e 354 de Enfermaria.

Ainda nos últimos 14 dias houve um aumento de 84% nos números de óbitos, o que significa 92 óbitos a mais com relação a 14 dias anteriores. Já o percentual de novos casos da doença chegou a 55%, o que equivale a 2.032 novos casos considerando o mesmo período. A média dos últimos 14 dias é de 6,62 óbitos para cada 100 mil habitantes. Os dados têm como referência o dia 21 de janeiro.

As regras da fase vermelha seguem até o dia 7 de fevereiro, sendo permitido somente o funcionamento de serviços essenciais após às 20 horas nos dias úteis e durante todo o dia aos finais de semana e feriados em uma tentativa de frear o contágio pela doença.

“A responsabilidade neste momento deve ser de todos, órgãos públicos e sociedade e somente com a conscientização de cada cidadão em suas condutas individuais e coletivas poderemos conter a alta no contágio da doença”, destacou o secretário executivo.


RESTRIÇÕES


Na fase laranja os estabelecimentos comerciais podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo local em bares está totalmente proibido.


Já na fase vermelha apenas os serviços essenciais estão autorizados a funcionar.

Durante a coletiva o Governo anunciou ainda a não obrigatoriedade do retorno dos alunos às aulas presenciais da rede estadual durante as fases vermelha e laranja, ficando à critério dos pais.


334 visualizações
bottom of page