Comércios da região terão horário ampliado a partir de segunda-feira
top of page
Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Hiago Salesópolis

Comércios da região terão horário ampliado a partir de segunda-feira



A queda nos índices de novos casos, internações e óbitos por coronavírus colocou a região do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê novamente na Fase Amarela do Plano São Paulo. A reclassificação, anunciada hoje (05/02) durante coletiva do Governo do Estado, reflete diretamente na atividade comercial da região, que tem o horário de funcionamento ampliado para 12 horas diárias, a partir da próxima segunda-feira.


O avanço para a fase amarela atende ao pedido do CONDEMAT e complementa a flexibilização anunciada na última quarta-feira, que autoriza o funcionamento do comércio neste final de semana, ainda que com limitação de até 20 horas.

Para o presidente do CONDEMAT, Rodrigo Ashiuchi, a progressão de fase é positiva, pois movimenta mais a economia. Além disso, a ampliação do horário de funcionamento de comércios e serviços contribui para diluir o fluxo de pessoas nos estabelecimentos, diminuindo os riscos de aglomeração e disseminação do vírus.

“Os indicadores da pandemia possibilitam ao Alto Tietê ter esse avanço, que é muito importante para ajudar na retomada gradativa da economia nas cidades. Essa flexibilização para os comércios e serviços tem ainda o apelo social, pois empresas fechadas significam desemprego. Também acredito que a expansão do horário de funcionamento ajuda a minimizar aglomerações”, disse o presidente.


Dados dos últimos sete dias (data base 03/02) apontam uma ocupação de leitos na região do Alto Tietê de 68,4%. O levantamento mostra ainda uma queda em 46% dos óbitos pela doença nos últimos sete dias em relação ao período anterior. Neste mesmo cenário, os novos casos pela doença reduziram de 3.029 para 1.979, registrando queda em 45%.


A fase amarela permite 40% de ocupação em academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais, com expediente de até dez horas diárias para restaurantes e 12 horas para as demais. O atendimento presencial deve ser encerrado às 22h em todos os setores, sendo que nos restaurantes só é permitido a comercialização de bebidas alcoólicas até às 20h para consumidores que estiverem sentados. O funcionamento de bares é permitido até 20h. Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos.


Dos municípios do CONDEMAT, apenas Santa Branca, que pertence à região do Vale do Paraíba, avançou da Fase Vermelha para a Fase Laranja.

bottom of page