CONDEMAT aciona Estado para flexibilização e abertura de comércios
Com índices de internações e novos casos em queda, consórcio pede flexibilização das medidas restritivas da fase vermelha
O presidente do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, Rodrigo Ashiuchi, acionou o Governo do Estado para a flexibilização das medidas impostas pela Fase 1 – Vermelha do Plano São Paulo, com a respectiva liberação para abertura dos comércios, principalmente aos finais de semana. O pedido foi apresentado nesta segunda-feira (01/02) ao secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, durante reunião virtual.
A solicitação do CONDEMAT, que tem apoio do deputado estadual André do Prado, se ampara, principalmente, na redução dos indicadores de novos casos e de internações pela Covid-19. Nos últimos dias, a taxa de ocupação por leitos caiu para menos de 70% no Alto Tietê. Também há desaceleração nos registros de casos confirmados. É o que aponta a Câmara Técnica de Saúde do consórcio.
“Nossa região tem apresentado uma melhora nos índices graças ao esforço conjunto da população e poder público. Com este novo cenário, precisamos flexibilizar as medidas, permitindo o funcionamento do comércio já no próximo final de semana, com os objetivos de minimizar os impactos da crise financeira. Acredito que o comerciante e o empresário, que geram empregos e que movimentam a economia, não devem ser prejudicados por ações irresponsáveis praticadas por terceiros”, destacou Ashiuchi.
De acordo com o presidente, Vinholi garantiu que o Governo do Estado está avaliando a situação de cada região e que, se a queda nos índices se manter, há uma tendência em flexibilizar as medidas. “Estamos estudando e observando a evolução dos índices em cada região do Estado. Como na última semana os índices da Grande São Paulo tiveram uma queda, existe a tendência em flexibilizar”, disse o secretário Vinholi.
Desde o dia 22 de janeiro a região está na Fase 2 – Laranja, porém, assim como as demais regiões do Estado, obedece a restrições da vermelha nos dias úteis das 20 às 6 horas e integralmente nos finais de semana, sendo permitido somente o funcionamento dos serviços essenciais.
Comments