CONDEMAT assina termo de intenções para aquisição de vacina Sputnik V
top of page
Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Hiago Salesópolis

CONDEMAT assina termo de intenções para aquisição de vacina Sputnik V


Imunizante de origem russa que já é utilizado na América do Sul será produzido em Guarulhos


O CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê assinou na manhã de hoje (02/02) um Termo de Intenções para a aquisição de 300 mil doses da vacina Sputnik V, que será produzida em Guarulhos pela empresa Inovat, do Grupo União Química. O imunizante atingiu uma eficácia de 91,6% na prevenção da Covid-19 nos testes de fase 3 e aguarda liberação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para utilização em território nacional, já sendo adotada por países vizinhos, como Argentina, Bolívia e Paraguai.

O termo foi assinado pelo presidente do CONDEMAT, Rodrigo Ashiuchi, e pelo prefeito de Guarulhos, Guti Costa, junto ao presidente do grupo, Fernando de Castro Marques, com o objetivo de facilitar a negociação para a comercialização da vacina contra a COVID-19 a partir da sua aprovação e inclusão no Plano Nacional de Imunização. A fábrica da Inovat em Guarulhos tem capacidade para produzir oito milhões de doses/mês.


“Temos a intenção de compra inicial de 300 mil doses, que serão especificamente destinadas para o grupo prioritário de educação, todos aqueles que trabalham em escolas e estão em contato com alunos, bem como os profissionais da assistência social e das forças de segurança. Essa vacina tem um alto grau de eficácia e com a aquisição, além de acelerar os grupos prioritários, preservando a saúde e a vida, vamos poder acelerar a retomada econômica, com a geração de empregos e oportunidades”, disse o presidente do CONDEMAT.

Desde o início do ano o CONDEMAT vem buscando alternativas para aquisição de vacina para reserva técnica e para ampliar os grupos prioritários para acelerar o processo de imunização dos moradores do Alto Tietê.

“Além da produção da vacina, o Grupo União Química poderá iniciar a produção de IFA (insumo necessário para a produção das vacinas) no Brasil, o que fará todo o ciclo ficar completo e não dependeremos do envio de IFA de outros países. Porém, independente do fornecedor e do país que venha o imunizante, o que importa é que a gente tenha de fato o maior número de vacinas para imunizar a nossa população e de fato retomar às nossas atividades econômicas e sociais”, disse o prefeito Guti Costa.


O presidente do Grupo União Química, Fernando de Castro Marques destacou a iniciativa dos prefeitos em acelerar a vacinação da população. “Assim que tivermos a liberação por parte da ANVISA nós vamos priorizar o atendimento da população, seja via Governo Federal ou via CONDEMAT, atendendo aos prefeitos que estão empenhados em garantir a vacinação da população”, disse.

Região receberá novas doses


Nesta semana os municípios do CONDEMAT, que fazem parte da Grande São Paulo, devem receber um novo lote de CoronaVac para dar continuidade à vacinação dos trabalhadores da saúde e idosos que vivem em instituições de longa permanência, bem como para iniciar a imunização dos idosos acima de 90 anos a partir de segunda-feira (08/02).

Ao todo serão 27.330 doses, que deverão ser retiradas pelos municípios no Grupo de Vigilância Sanitária:

Arujá - 670


Biritiba Mirim - 170


Ferraz de Vasconcelos - 1660


Guararema - 350


Guarulhos - 12940


Itaquaquecetuba - 1870


Mogi das Cruzes - 5080


Poá - 1270


Salesópolis - 140


Santa Isabel - 490


Suzano - 2690

98 visualizações
bottom of page