CONDEMAT define estratégias finais para a campanha de vacinação contra a Covid-19
top of page
Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Hiago Salesópolis

CONDEMAT define estratégias finais para a campanha de vacinação contra a Covid-19


Adriana Martins

Governo anunciou a eficácia da CoronaVac e reafirmou o início do Plano Estadual de Imunização para 25 de janeiro

Com o anúncio do Governo do Estado realizado hoje (07/01) sobre a eficácia da Coronavac, vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan contra a Covid-19 e o pedido de uso emergencial da vacina, o CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, define as últimas estratégias para a realização da campanha de vacinação nos municípios, que deve ter início no dia 25 de janeiro.

Está marcada para a próxima segunda-feira (11/01) uma reunião entre os integrantes da Câmara Técnica de Saúde para discutir questões relacionadas ao acondicionamento das doses de vacina, o formato e logística das campanhas, locais e horários de vacinação, além dos cuidados necessários a serem adotados no processo.

De acordo com a programação do Governo do Estado, o início das remessas de vacinas para os Grupos de Vigilância Epidemiológicos (GVE’s) deve ocorrer na próxima semana. O Estado anunciou ainda que irá assegurar quantidade de agulhas e seringas suficientes para os municípios.

Desde dezembro do ano passado o CONDEMAT tem discutido as condições e estrutura dos municípios para atender a população na vacinação de forma exitosa. De acordo com a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde, Adriana Martins, foi realizado um levantamento junto às prefeituras com relação aos insumos necessários para a campanha, seringas e agulhas, bem como de câmaras de armazenamento de vacina.

“Tivemos a preocupação em nos organizamos antecipadamente enquanto municípios para recebermos as doses da vacina e iniciarmos a campanha com agilidade e segurança, orientando inclusive na questão de espaços e formatos apropriados para a vacinação, orientando que ocorra de preferência fora das unidades de saúde que devem manter as atividades de rotina”, declarou.

A coordenadora falou ainda sobre o Termo de Intenção, assinado pelos 12 prefeitos que compõem o CONDEMAT, para aquisição, junto ao Butantan, de 300 mil doses de imunizantes para reserva técnica e ampliação dos grupos prioritários, contemplando profissionais da educação e de segurança pública.

“Este esforço dos prefeitos na viabilidade da compra de forma regionalizada busca minimizar as chances de interrupção da vacinação por atraso no envio de doses, como já temos experiência de outras campanhas, além de considerar de extrema importância antecipar a vacinação para professores da rede municipal e profissionais da segurança pública, pois são frentes extremamente importantes que estarão atuando. Trata-se de uma ação inovadora e de protagonismo do CONDEMAT que está buscando alternativas pensando no bem-estar e saúde da população”, explicou.

CORONAVAC

De acordo com estudo científico realizado pelo Butantan e mais 16 centros clínicos do Brasil, além da participação de mais de 12 mil profissionais de saúde que foram testados, a vacina registrou 100% de eficácia nos casos graves e moderados e 78% nos casos leves, conforme anúncio do governador João Doria nesta quinta-feira.

Na prática, a cada cem voluntários que contraíram o vírus, somente 22 tiveram apenas sintomas leves, sem a necessidade de internação hospitalar.

“A vacina do Butantan é a vacina de São Paulo e do Brasil e vem para diminuir a carga da doença, evitando óbitos, casos graves, internações, atendimento ambulatorial e reduzindo manifestações leves da doença”, destacou o governador.

Doria reafirmou que a primeira etapa do Plano Estadual de Imunização terá início no dia 25 de janeiro, atendendo aos grupos prioritários: trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas e idosos.

PLANO ESTADUAL DE IMUNIZAÇÃO

1ª ETAPA: 25 de janeiro a 22 de março


Público-alvo:

*Trabalhadores da Saúde

* Indígenas e quilombolas

* Idosos acima de 60 anos


130 visualizações
bottom of page