CONDEMAT participa de webinar de gerenciamento de resíduos sólidos
top of page
Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Hiago Salesópolis

CONDEMAT participa de webinar de gerenciamento de resíduos sólidos


Fotos: Matheus Longo

O CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê participou na manhã desta terça-feira (23/02) do webinar “Consórcios intermunicipais para gestão e gerenciamento de resíduos sólidos: Governança, projetos estruturantes e boas práticas”, realizado pelo Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA).


O evento foi aberto pelo secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, que falou sobre a importância da governança regional e soluções consorciadas acerca de temas como aterro sanitário, coleta seletiva, logística reversa e educação ambiental.

O secretário executivo do CONDEMAT, Adriano Leite destacou os trabalhos de integração dos municípios consorciados e a parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e autarquias.


“A atuação em blogo regional nos permite vivenciar diferentes experiências e buscar cada vez mais soluções regionalizadas e, sem dúvida, isso tem dado muito resultado e evidenciado a questão técnica da gestão e gerenciamento de resíduos sólidos”, destacou.


O evento virtual também contou com a presença do coordenador executivo do CIRS, José Valverde Filho; o presidente da Desenvolve SP, Nelson de Souza; o presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos, Victor Borges, entre outros convidados.


Iniciativas do CONDEMAT


A destinação de resíduos sólidos é uma das prioridades do CONDEMAT que há algum tempo estuda tecnologias e modelos que se encaixem no tripé ambiental.


Em 2017 o consórcio promoveu o 1º Fórum de Resíduos Sólidos do Alto Tietê e deu um importante passo para viabilizar a gestão regional, ao assinar um protocolo de cooperação técnica com o Governo do Estado. Com avanços na coleta seletiva, capacitações e renovação da parceria estadual, o CONDEMAT chegou a 2020 como uma região estratégica dentro do Plano de Resíduos Sólidos da Grande São Paulo, em fase de construção e abrangência dos 40 municípios da Bacia.

O consórcio tem em andamento dois projetos aprovados no Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). O primeiro projeto é destinado aos estudos de alternativas para a compensação financeira aos municípios produtores de água e com restrições de uso e ocupação do solo em decorrência da Lei Estadual de Proteção aos Mananciais. A Fundação Estudo de Pesquisas Econômicas (Fipe) foi contratada pelo CONDEMAT e está na etapa final do projeto. O segundo projeto aprovado tem como objeto estudar a disponibilidade hídrica subterrânea nas áreas agrícolas. Juntos, os projetos somam aproximadamente R$2.5 milhões

14 visualizações
bottom of page