Prefeitos do CONDEMAT reivindicam aporte financeiro para enfrentamento da Covid
top of page
Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Aqui Você Faz a Diferença

  • Hiago Salesópolis

Prefeitos do CONDEMAT reivindicam aporte financeiro para enfrentamento da Covid



Sete cidades do Alto Tietê estão em atenção em decorrência da alta nas internações hospitalares e região quer apoio estadual para ampliação de testagem e leitos exclusivos


Os prefeitos do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê que participaram nesta noite (01.12) de reunião com representantes do Governo do Estado sobre medidas para intensificar o enfrentamento da pandemia de Covid-19 reivindicaram o aporte financeiro às prefeituras para ampliação da testagem e de leitos hospitalares.


No Estado, 62 cidades estão em atenção em decorrência da alta nas internações hospitalares e na ocupação dos leitos de UTI. Dessas, sete delas pertencem ao Alto Tietê – Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano.


Os prefeitos Guti Costa, de Guarulhos, e Rodrigo Ashiuchi, de Suzano, cobraram a ajuda financeira do Estado para que os municípios possam ampliar a capacidade de atendimento hospitalar nas cidades, visto que os hospitais de campanha já foram desmontados e há necessidade de ampliar os leitos. O prefeito Ashiuchi solicitou, ainda, a destinação de leitos do Hospital das Clínicas de Suzano para pacientes Covid.


No Alto Tietê, a taxa de ocupação nos leitos de UTI está em 65% e, nos privados, em 75%.

“Os municípios estão fazendo a sua parte, mas precisamos de um planejamento do Estado de ajuda financeira principalmente para a ampliação de leitos”, disse o prefeito Ashiuchi.


Além da ampliação de leitos, os prefeitos também reivindicaram apoio em insumos e, principalmente, em testes, já que uma das recomendações do Estado para os municípios em estado de atenção é o aumento da testagem na população.


Na oportunidade, o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, reforçou que haverá apoio às cidades, principalmente no que diz respeito aos insumos e materiais. “Retroceder para a fase amarela do Plano São Paulo foi preciso para garantir menor circulação do vírus. Com o crescimento dos números, vamos inclusive retomar leitos exclusivos para tratamento da Covid-19. Todos os anúncios quanto as novas medidas serão feitas em breve”, destacou.


Coronavac


Durante a abertura do encontro virtual, o governador João Doria apontou a reta final para a vacina Coronavac ser aprovada e imunizar a população do Estado de São Paulo. “Neste momento, técnicos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estão em Pequim, na China, analisando os protocolos da vacina, que está sendo desenvolvida entre a Sinovac Life Science e o Instituto Butantan. Em São Paulo, concluímos a 3ª etapa do estudo clínico com 13,5 mil voluntários. Estamos confiantes com os resultados e aguardamos uma avaliação técnica por parte da Anvisa e, desta forma, começarmos a imunização o mais rápido possível”, concluiu.

57 visualizações
bottom of page